True Blood 6x07: In The Evenning
31.7.13
True Blood nunca aspirou ser uma série sutil ao construir
sua narrativa. Vilões são exagerados, heróis sempre sofridos e
personagens muitas vezes caricaturais. Se em outras situações tudo isso poderia
ser um problema, aqui funciona por casar muito bem com a idéia de que True
Blood é uma série que se apresenta como filme de terror de baixo orçamento, mas
que deseja ser levada a sério.
Parece paradoxal e até difícil de conciliar essas duas
definições tão opostas, mas os melhores momentos da série surgiram do
funcionamento perfeito dessa união improvável. Esse episódio e os mais
recentes dessa temporada, são bons exemplos disso.
Se em um momento vemos Sarah ser reconhecida como a vilã
da temporada numa cena cheia de exageros, com direito a musica de suspense em
um crescente e ela se erguendo enquanto é filmada de um ângulo baixo fazendo um
discurso raivoso contra seus inimigos, em outro um clima de tensão é criado
apenas com a presença de Bill na casa dos Bellefleur, apenas por percebemos o
temor de todos e por entendermos o quão fora de lugar, inesperado, é ver um
vampiro andando durante o dia. Exagero e seriedade.
Apesar desse equilíbrio presente em In The Evenning, o episódio foi muito menos agitado que seu
antecessor. É compreensível afinal, a taxa de mortalidade nunca esteve tão alta
em True Blood e os personagens precisam sentir essas perdas, tenham elas já
acontecido (Terry e Burrell) ou não, mas esteham próximas (Nora e
os vampiros no centro de pesquisas)
A morte de Nora trouxe novamente para a série um lado
mais emocional de Eric, que só fora visto por completo na segunda temporada.
Dessa vez, infelizmente, o impacto não é o mesmo já que a relação dele com a
irmã foi expandida logo antes da morte dela — True Blood devia desistir dos flashbacks já que são sempre fonte de
vergonha alheia —, na tentativa de atribuir uma importância maior a perda de
Eric. É inútil, uma tentativa de causar o mesmo impacto da morte de Godric
através de uma personagem que não tem, nem de longe, a mesma importância que
ele.
Na prisão, a noção da morte iminente traz alguns
desdobramentos interessantes. A aproximação de Willa e Pam abre caminho para
uma reconciliação de Eric com a segunda, algo sugerido por Nora logo antes de
morrer. As cenas de Jessica são confusas já que ela espera encontrar alguma
redenção por ter assassinado as filhas de Andy transando com outro vampiro
usando Jason como porteiro. Parece involuntário, mas é inevitável que a vejamos
ainda mais como a bitch da situação,
já que Jason havia acabado de se declarar para ela.
Em suma, foi um episódio mais lento que o anterior mas
que mantém o bom caminho que a temporada encontrou recentemente.
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