Mad Men 6x05/06: The Flood / For Immediate Release
26.5.13
Havia vários pontos durante a quinta temporada de Mad Men, onde a deterioração gradual de Nova York se reuniu com o clima cultural em rápida mudança, e enquanto que a alteração feita para algumas realmente grandes histórias, havia um pensamento persistente que, eventualmente, a série teria que enfrentar o horror de 1968 e os acontecimentos que o marcaram.
Enquanto a série fez questão de não simplesmente refazer a história como uma espécie de palestra televisionada, Mad Men fez encontrar-se ao ter que enfrentar os grandes eventos que são simplesmente muito grandes para não ser o ponto focal de um episódio.
E ao ver Don Draper e o resto do SCDP após o assassinato de Martin Luther King Jr., o episódio se viu tentando examinar as vidas de vários personagens e como os eventos de 04 de abril de 1968 giravam em torno deles.
Como um sinal trágico das oscilações de humor de uma geração, o choque e descrença que se seguiu ao assassinato de Kennedy deu espaço para um sentido adicional de familiaridade sitiada - quase como se o evento era inevitável. "Eles tiveram que fazê-lo", exclama Ginsberg ao ser informado da notícia.
O resto do SCDP e até mesmo Peggy descobriram quase simultaneamente, já que estavam todos no jantar de premiação - em que Megan, finalmente, ganha um prêmio - é interrompido, como a notícia. E com um pouco de antecipação, o convidado do jantar de premiação, Paul Newman, Robert Kennedy menciona que provavelmente vai se encaixar na narrativa de outro episódio desta temporada.
'The Flood' e é aí que a divisão entra em jogo durante Mesmo que não haja uma comoção e uma corrida para usar os telefones públicos, o jantar de premiação continua. Parece haver confusão nos personagens, como o que é a reação apropriada a se ter, o que está de acordo com a sua posição relativamente distanciada do significado da situação.
Isto fica evidente quando Peggy abraça sua secretária no que se sente como um abraço sincero, enquanto Joan tenta o mesmo com Dawn, apenas para ser dado um olhar de perplexidade.
Pete em um telefonema sincero de Trudy, que parece ser apreciado, mas pouco faz para reparar os danos em seu casamento. E no dia seguinte, ele entra em uma disputa sobre a preocupação egoísta de Harry por que ele está preocupado com os lucros da empresa já que os comerciais não estão indo ao ar.
O show já havia pronto Pete - apesar de suas muitas falhas - como um cara bem-intencionado e socialmente progressista, e enquanto Harry parecia um pouco fora de seu personagem. Mas seguindo uma linha de raciocínio capitalista ele estava certo: “morreu, morreu agora vamos voltar aos negócios”.
“For Immediate Release” deu o pontapé inicial para uma nova fase da empresa ou seria uma simples reinvenção da SCDP?
"É um erro comum não se fazer perguntas quando você quer alguma coisa, talvez pelo medo das respostas."
Senhoras e senhores, eu lhes apresento Mad Men: o show onde nenhuma oportunidade para aforismo é desperdiçado, e nenhum queixa fica sem resposta.
“For Immediate Release” colocou uma mordaça na boca de qualquer pessoa que se queixa de que nada acontece em Mad Men. Contas se perderam e ganharam, os relacionamentos foram cortados e forjados, e uma empresa, uma nova marca foi criada a partir da união de outrora rivais SCDP e CGC.
A grande verdade é que Mad Men é uma série de pessoas e emoções e não de grandes acontecimentos, isso por que se trata de uma série que se passa em uma cidade real com assuntos reais e com conteúdo histórico sendo escrito a todo o momento.
Peggy: "Eu não gosto de mudança, eu quero que tudo fique do jeito que era" não era apenas uma pequena voz conservadora a remar contra 1968, mas provocação aos deuses da ironia de Mad Men.
Você não gosta de mudança? OK.
Por que não ter o seu antigo patrão e sua comitiva de pessimistas carreira de volta?
Aí está o seu "do jeito que era."
Os últimos seis episódios vimos Peggy transformar profissionalmente em Don II, até mesmo a ponto desta semana da infidelidade (aquele beijo com Chaough tem sido nos cartões desdo flerte na lanchonete quinta temporada). Será que as empresas recém-fundidas sobrevivem a dois Don Drapers?
Lembrando que Dick Whitman mantém pelo menos três personalidades sob o seu chapéu de feltro de abas largas a qualquer momento, com certeza isso é demais para qualquer um.
Qual será o novo nome da empresa? E o quão chateado Pete vai ficar?
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