S.A.Leatório 17: A Broadway Não Morreu
18.9.12
Atendendo a milhares de pedidos, Erika Ribeiro e Leo Oliveira recebem o acrílico Klaus Roger, de uma terra onde a música é proibida, para discutir um dos temas mais discutidos, agraciados e exigidos dos últimos tempos: os musicais da Broadway. Afinal, o musical para o americano é como novela para nós brasileiros e, como grandes fãs de novelas que somos, estamos aqui para lutar contra a xenofobia que impera no mundo do entretenimento.
Num podcast pra lá de revelador, descubra quem já fez Hair no teatro, quem já virou água (corredeira abaixo) e quem tem mania de se jogar nas águas do rio branco, fazendo cosplay de Meryl Streep. A musicalidade não tem fim, com nossa discussão cheia de conhecimento 100% garantido a respeito de peças que viraram filmes, filmes que viraram peças, traduções de músicas para o mercado tupiniquim e a chocante descoberta de que ópera não tem letra.
21 comentários
Ahhhhhhhhhhh não gosti que vcs não gostaram de Spring Awakening....eu sei que é uma depressão sem fim, mas olha o livro é mil vezes pior kkk Acho as musicas tão lindinhas, toda vez que eu eu ouço The Guilty Ones tenho vontade de chorar e acho Lea e Jon tão cute :) A versão aqui no Brasil não ficou tão ruim assim (Despertar da Primavera).
ResponderExcluirAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHH! Daqui a pouco eu comento.
ResponderExcluirpfvr, sei há eras que ópera não tem letra, só assim pra cantar, uahsuah
ResponderExcluirai vcs me matam não falando de Batman nem de Rock of Ages, o jeito é esperar pelo próximo salzinho e pela próxima franquia do morcegão :/
Seriadores novamente sambando na minha cara. Já sabia que Érika tinha raízes na Broadway, mas nunca imaginei que vocês fariam um podcast inteiro disso. Já vou dizendo, apesar de todo o esforço dos produtores de Smash, a Broadway sempre estará viva com o som da música. Eu descobri os musicais com RENT, e hoje já é meu gênero favorito. Tem muita variedade, desde Legalmente Loira a Follies, e eu acho, para toda pessoa existe um musical fodalhão. Eu ia fazer um pequeno comentário de cada musical, mas como a lista tava muito grande eu desisti. De qualquer forma, Spring Awakening é bom, Wicked não tem roteiro, mas é lindo, A Pequena Sereia é uma atrocidade (os atores andam de patins com uma cauda na bunda) e Andrew Lloyd Webber (Evita, Cats) só fez sucesso por conta das letras do Tim Rice. Vocês não falaram, mas ainda existe o lado ultra-pnc da Broadway, liderado pelos musicais de Sondheim (Into the Woods, Sweeney Todd, Follies), mas que pouquíssima gente gosta (Porque será, né?).
ResponderExcluirPS: Uma dica pra quem paciência pra ver gravação de plateia: http://www.facebook.com/pages/Broadway-Download-Center/156967781088720 e http://bwfanatics-index.blogspot.com.br/
Tem uns vídeos no YouTube também, mas são muito ruins de se achar.
PS.: Não sei se vocês vão gostar, mas um musical que eu gosto muito é o Next To Normal, que só tem filmagem, mas ainda sim é muito bom de ver: http://www.youtube.com/watch?v=vSwIBSJsTMs&feature=plcp
Também tem o Spamalot: http://www.youtube.com/user/evangy/videos?flow=grid&view=1
Meu Deus!!! Eu assisti 'Xanadu' no Corujão tmb!!!!!!!!!!!!! Olivia Newton-John era uma Musa e era o Gene Kelly o velhinho, mas quem se importa né?!!!!
ResponderExcluirA versão do Nightwish e até a parte do filme dos 'Gremlins' que faz referência ao musical são muito melhores que qualquer coisa daquela bagaça de 'O Fantasma da Ópera'!!!
'Mudança de Hábito' marcou minha infância!!!! E era a Lauryn Hill!!! Mas o mais importante pra mim em 'Mudança de Hábito 2' é que outra aluna do coral de estudantes era a Lisa, assistente do Beakman no 'O Mundo de Beakman'.
Só pra encerrar...MAS É LÓGICO!!! Todo mundo sabe que 'The Good Wife' xupinhou todo o plot jurídico de 'Legalmente Loira'...
Valeu Carlos, já estava por aqui para perguntar onde baixar também, ainda bem que tem uma boa alma por aqui =D
ResponderExcluirNão ia comentar que tinha visto Spring Awakening em 90210, mas já que Leo confessou, confesso também! KKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirE aquela versão é uma coisa tão boa, só que NÃO!
Estou esperando o salzinho dos livros em chamas e mockingjay... e a maratona de DH.
ResponderExcluirFiquei com mta vontade de ver tudo. kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirDepois de ouvir o SAL, cheguei à conclusão que a verdade é que Broadway não morreu, mas que Smash está tentando matar a Broadway.
ResponderExcluirQue venha a segunda edição!
Valeu mesmo XD
ResponderExcluirVamos por tópicos aleatórios:
ResponderExcluir- Aquela mulher negra do Rouge é a Karen. Eu sei disso porque ela é de Paracambi. Mas eu acho que eu já contei esse plot.
- Um musical que eu assisti no teatro mesmo e ADOREI foi Beatles Num Céu de Diamantes. É muito bom! Eu poderia assistir aquilo várias vezes e nunca me cansaria.
- Erika, por acaso você falou "escola de Rugrats" ao falar de Hogwarts? Hahahaha
- Gente, fiquei chocada com as revelações sobre os personagens do Mágico de Oz que Wicked faz. Só não vou procurar para assistir porque já contaram tudo mesmo. :P
- Sobre participações teatrais muito relevantes. Eu fui matinho VÁRIAS vezes no Jardim de Infância. A professora colocava um papel crepom verde recortado na criançada que sobrava e era esse nosso papel. Pior que você, viu, Erika. Até que uma vez, com uns 5 ou 6 anos, eu protagonizei o teatrinho como uma borboleta rosa. Coisa linda. Muito glamour minhas asinhas de celofane.
- Chicago. <3
- Assisti o filme West Side Story. Que troço bizarro. Tem umas músicas boas, mas os atores, as coreôs e a historinha, meu deus. Tenho curiosidade de ver a peça, para descobrir se é melhor. Tem que ser. Esse negócio é tão celebrado nos EUA.
- E Moulin Rouge, Brasil?!?! Moulin Rouge é sensacional! Como deixaram de fora?!
A Erika tem Moulinrougefobia – e eu tb meio que descobri que o filme não passa na regra dos 15 anos pq quando assisti, na mesma época da peça em que fiz Hair (Moulin Rouge eu não consegui, perdi o papel de Ewan McGregor pro meu melhor amigo, dammit), achava maravilhoso e quando fui reassistir quase dormi.
ResponderExcluirEu tb notei esse detalhe da escola dos Rugrats, mas fiquei quietinho pq já estava bulinando demais a Erika com as pronúncias, tadinha, mas juro que fiquei imaginando a Angélica como diretora da escola.
Quem nunca foi matinho ou árvore, né gente? Faz parte dessa difícil carreira teatral, que destrói e corrompe almas inocentes.
Eu veria a peça inteira by 90210 cast se fosse protagonizada pela Annie, a atuação de Shenae é sempre um destaque em tudo!
ResponderExcluirQuando eu assisti Moulin Rouge e adorei: ano retrasado. E não, eu não tinha menos de 15 anos. #BOOM
ResponderExcluirVc precisa procurar ajuda. #troll
ResponderExcluirIsso ae \o/
ResponderExcluirEu veria com Annie.
ResponderExcluirGente, só agora vi que esqueci de comentar o cenário musical brasileiro. Olha o negócio aqui não tá tão ruim não. Nunca assisti um única peça, mas minha opinião é essa: Miguel Falabella é uma aberração do teatro brasileiro, que deturpa todo musical de faz, desde o roteiro até as versãoes da música. No entanto, ainda temos a Time4Fun, que traz musicais importados (tudo igual mesmo (tipo a Bela e a Fera que tá no YouTube) e ainda o Charles Moeller e o Cláudio Botelho, que não fazem tudo igual, mas fazem coisa fantásticas. O Cláudio ainda traduz as maioria das músicas dos musicais que vem pro Brasil (http://claudiobotelholetras.wordpress.com/). Infelizmente, a única versão que ficou mais ou menos foi Chicago, mas a culpa tá mais pros produtores que não deixam ninguém adaptar o texto. Não lembro se vocês falaram mas 3 das integrantes do Rouge tão em musical (a Karen Hils - tava em Hairspray, Hair - a Aline Wirley - tava em Hair, Tim Maia - e a Lissah, que fez a Bela e agora tá em Priscilla).
ResponderExcluirAgora já tem Rock, mas precisamos fazer pressão pra Erika liberar o Bátima!
ResponderExcluirComo aguentar essa voz sexy de Érikaliça, e ainda por cima adora Broadway. Bom o que dizer desse plot no seriadores, sou fã alucinado de Broadway. Tive o prazer de assistir a versão original de Wicked, e não sei que versão (hehe) de Chicago. Os últimos que assisti foram: West Side Story, última versão, e How to succeed in business com Danielzinho Potter. Ainda quero assistir Jersey Boys e The Lion King, mas money que é bom nada né. Aqui no Brasil, só vi Cabaret com Claudia Pernas Para Sempre, e GOSTI, pensei que não iria, pq né traduções de Miguel Falabella. Beijoss
ResponderExcluirComenta, gente, é nosso sarálio!