The Good Wife 3x18/3x19/3x20
19.4.12
3x18: Gloves Come Off
A galeria de personagens recorrentes em The Good Wife
seria capaz de salvar até o mais sem graça dos episódios e assim foi em Gloves Come Off. Trazer Canning mais uma
vez para série e não apenas como o advogado adversário, mas também como parte
essencial da trama de Alicia envolvendo a compra da casa. Graças a isso tivemos
um excelente conflito, que mostrou a protagonista percebendo que a lealdade é
algo supervalorizado por ela e criando coragem para colocar Diane contra a
parede para que conseguisse um salário maior. Como essa bem notou, todas as
pessoas mudam.
A amizade entre Alicia e Kalinda também voltou a receber
alguma atenção. Desde que a investigadora salvou Grace, a relação das duas
havia melhorado mas estava longe de ser a mesma de temporadas passadas. Agora,
por se perceber na mesma posição que Kalinda depois da conversa que teve com
Tammy, a ex-namorada de Will, ela se revela mais preparada para entendê-la.
3x19: Blue Ribbon Panel
A idéia de colocar Alicia em um ambiente desconhecido,
burocrático e dominado por homens é excelente e sua execução tão boa quanto.
Assim, em um grupo dominado pelas aparências, pela vontade de parecer — apenas
parecer — imparcial, ‘Eu acho que eu sou
a mulher’, diz Alicia e houve como resposta ‘Eu sou o negro’ é uma excelente demonstração da importância das
aparências naquele grupo.
Dessa forma, a medida que as coisas para de acontecer
como o esperado, o clima de disputa, principalmente entre Alicia e Mike
Kresteva, cresce até o ponto que uma situação que parecia sem importância pode
ter implicações políticas para Peter.
O ponto negativo infelizmente vem de uma trama que era
boa até aqui: a briga pela posição de Will como sócio. A solução pareceu
repentina, terminando de uma maneira infeliz com uma solução boba e abrupta.
3x20: Pants on Fire
Estamos de volta em clima de campanha eleitoral e, além
disso revemos a manipuladora profissional Jackie Florrick. Essa foi a parte
boa, infelizmente o caso da semana foi insosso, com o drama adolescente sem graça,
investigação burocrática e cenas de tribunal que parecem ter sido feitas no
piloto automático.
Então, se mantendo ao que foi bom, ver Alicia enfrentando
a fria realidade de um mundo ao qual sempre foi alheia, o das campanhas
eleitorais, mostra um lado mais ingênuo da personagem que, embora conviva
constantemente com traições e armações — ela é uma advogada afinal —, ainda se
surpreende quando Mike mente descaradamente para ela, mesmo estando apenas os
dois na sala.
É bom ver que, embora Alicia tenha evoluído nesses três
anos, a mudança não foi abrupta. Em um episódio ela força Diane a lhe dar um
aumento (algo impensável em outras temporadas) para logo em seguida se
surpreender com as mentiras de um adversário do marido. Ela mudou, mas ainda
não foi tomada pelo cinismo do mundo que a cerca. Isso é demonstrado também
pela decisão dela ao apoiar Peter apenas por um impulso vingativo contra o
adversário dele, e não por causa de uma estratégia friamente calculada.
Falando de cinismo, foi bom ver Eli por um instante sem a
sua mascara de auto-controle, no momento em que ele recebe a noticia em que vai
ter de abandonar a candidatura da ex-esposa. Embora ele encontre uma
racionalização para justificar o abandono da campanha (ele era apenas um
consultor), é notório que, embora ele não deseje largar a candidatura de Vanessa,
sua ambição no fim sempre fala mais alto.
O concorrente de Peter, Mike, se mostra um personagem com
potencial para criar uma boa trama para quarta temporada, afinal já surgiu
deixando claro que não tem medo de jogar sujo para conseguir o que deseja.
A trama envolvendo Jackie, e sua tentativa de afastar
Alicia dos filhos, embora parece paralela a esses acontecimentos, é essencial
já que é graças a ela que, ironicamente, Peter e Alicia se aproximam mais.
2 comentários
#TheBadWife!
ResponderExcluirRealmente!
Esse episódio foi múltiplos BOOOMS na cara da sociedade!
Primeiro, e antes de tudo, tenho que ressaltar a trilha sonora, a cada momento mais novela da série, onde tínhamos Alicia confrontando Chandler ou Jackie, tínhamos uma música cretina nos revelando o real tom da cena, toda a sua ironia...
Não houve uma cena em que não desce para sentir a cretinice desses que viraram os vilões da série. Jackie foi histórica com aquele olhar após o Peter expressar sua preocupação nesse infarto claramente manjado. O 'Eu te perdôo' dela mostrou que ela vai manipular a situação. Fucking Bitch.
Já Chandler dominou o blót político, claro que Eli sempre chama a atenção, mesmo com uma participação pequena. Toda a cretinice do personagem foi aos extremos de um personagem filho da puta que nem Canning consegue se igualar mais. Agora acho estranho o fato dele ter aparecido episódio anterior e de repente já ser um grande candidato, pois o Peter pelo menos sabemos que tem uma história política.
Agora vem uma coisa que me preocupa, The Good Wife a três temporadas é um procedural jurídico, agora, esse episódio a parte jurídica foi o plot mais ínfimo. Foi tudo baseado na parte política e pessoal da Alicia. Eu tenho um receio que a série vai perder essa substância, e tenho medo pois é isso que faz envolver outros grandes atores e atrizes. Claro que eu ADORO a pegada política e acho foda o jogo de manipulação, mas o judiciário sempre nos traz grandes histórias e personagens! Se conseguirem equilibrar como fizeram na época da Wendy Scott-Cow acho que vai ficar legal, e acho que seria muito legal vê-la novamente também.
No mais, esse episódio já garantiu, como todos os outros 19, a indicação no Golden Globe para nossa Julianna =D
E aguardo com grande ansiedade mais participações do Chandler, e tenho certeza que virão, pois o cara foi ótimo! E agora que Alícia está menos ingênua com o mundo veremos um mundo mais agressivo com ela...
Valeu \o/
Só eu quero que Alicia fique com o Will??
ResponderExcluirOo
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