S.A. Top: Séries que (quase) ninguém vê

17.9.11


Normalmente, quando um seriador começa a entrar no mundo das séries ele começa pelas produções mais conhecidas, indicadas pelos amigos. Aquelas que se ele comentar sobre em uma conversa, praticamente todo mundo já ouviu falar. Porém, com tempo e experiência começamos a entrar em um submundo desconhecido, assistindo a séries que, exigem tempo na caçada por legendas (caso a pessoa não saiba inglês); séries que se você perguntar a um amigo se ele ouviu falar além de dizer “não” ele lhe irá lhe perguntar “Porque você vê isso?”.
Verdade seja dita,  muitas séries desconhecidas pela maioria do público são realmente boas (!) e neste S.A. Top vamos falar sobre algumas delas .

Parks and Recreation


Parks,  sem dúvidas foi uma bela surpresa para mim. Grande parte do descaso com a série vem pela primeira temporada que é bem morna e algumas vezes até chata. A coisa boa disso é que ela é curtinha, tem apenas 6 episódios de nem meia hora cada um, o que significa que você pode ir direto para as outras duas fantásticas temporadas seguintes. Caso nunca tenha ouvido falar, Parks and Recreation é uma comédia da NBC sobre o departamento de Parques e Recreação (dã) da cidade de Pawnee. A personagem principal é Leslie Knope “uma mulher feminista, e extremamente dedicada a seu trabalho, chegando a  fazer loucuras para defender os parques e áreas de lazer da cidade. Como comentei recentemente com um amigo, Parks é como o Li’l Sebastian ( que é mini-cavalo e não pônei!), algumas pessoas entendem, outras não.

Warehouse 13


Não faz nem  dois meses que conheci Warehouse 13 e já me apaixonei pela série. Cheguei a ela por meio de outra desconhecida -  Eureka -  e rapidamente fiquei viciado. Se você sequer ouviu falar desta aqui também, segue o resumo: a série fala de um depósito do governo (o Depósito 13 do titulo) que contém os objetos mais perigosos do mundo, desde o espelho habitado por um fantasma de Alice Liddell, capaz de liberar a pequena psicopata no mundo, ou as lindas sandálias de Gandhi, que acalmam tanto uma pessoa que seu coração para de bater e ela morre. A série acompanha a equipe que busca e recupera estes artefatos, sempre com o visual meio vintage. Os muitos tons de marrom e bege em contraste com os brilhos e efeitos visuais dos artefatos podem irritar algumas pessoas, mas isso não tira os méritos das tramas divertidas e inteligentes, sem contar  que a equipe é engraçada e carismática.

Southland


A série segue no estilo documentário e fala sobre os policiais e detetives de Los Angeles. Passando o olho rapidamente pode até parecer mais uma procedural, mas a série se destaca nas tramas realistas, divertidas, dramáticas, focando no dia-a-dia e problemas pessoais. Southland tem um ótimo elenco e vários personagens que você pode amar ou odiar em um piscar de olhos. Possivelmente um dos maiores atrativos para a série é um de seus protagonistas ser Benjamin McKenzie, o eterno Ryan Atwood de The O.C. Ele faz um ótimo trabalho, é quase impossível ver o garoto de Orange County na pele do novato Ben, sem falar da queridinha do publico, Lydia, a detetive 'badass' que não tem medo de meter bala em bandidos que invadem sua casa. Southland inicialmente era da NBC, mas a série não vingou e foi cancelada. Felizmente a TNT viu futuro no show e decidiu produzir mais episódios, tão bons quanto os anteriores.

Memphis Beat


Outra produção policial que se passa na cidade de Memphis, terra natal de Elvis, protagonizada por Jason Lee de "My Name is Earl". Memphis Beat se diferencia das outras, apostando em uma veia cômica, divertida e leve. Claro que a série tem seus momentos mais dramáticos e não faz feio. Como são poucos episódios, vale a pena dar uma conferida, afinal, a série também tem musica, já que o detetive Dwight Hendricks além de prender criminosos, canta em bares no tempo livre. Com personagens carismáticos e cheios de vida, a série sulista aposta na estranheza, covers de Elvis pela rua e o amor de Dwight pela sua cidade.

Portlandia


A série,  produzida com baixo orçamento, pode ser encontrada no youtube e fala sobre as peculiaridades de Portland, uma cidade onde, aparentemente, tudo pode acontecer. Sendo assim, cada evento local (e real)virou piada nas mãos de Fred e Carrie,  que resolveram explorar na TV o lado cômico de shows desastrosos nos teatros da cidade até as críticas absurdas que um restaurante local recebia de seus clientes via internet. Assim, em 2009 surgiu a ideia de levar esse trabalho para a TV e Portlandia fez sua estréia. A série apresenta pequenas situações intercaladas, com alto teor de calhordice, mas sem nem uma gota de obviedade.  Muita gente conhecida fez participações especiais na série, sucesso de crítica, como Steve Buscemi (de Boardwalk Empire), a cantora Sarah MacLachlan, Aubrey Plaza (de Parks and Recreation) Gus Van Sant, Heather Graham e Selma Blair.

Dead Like Me


De Bryan Fuller, o criador de Pushing Daisies, Dead Like Me fala sobre Georgia, uma garota que, em vida,  era basicamente o fracasso em pessoa. Quando ela  morreu e tudo mudou. Georgia se torna uma ceifadora,  com a função de coletar a alma das pessoas minutos antes delas morrerem. Lógico que  ela não está sozinha nesse trabalhinho agradável. Existe um grupo de ceifadores, com membros um tanto quanto peculiares, que vão ensinar todos os macetes da profissão para essa novata. A série pode até parecer mórbida, mas é exatamente o contrário. Ela mostra como é bom viver e ser feliz, além de conter um humor negro sensacional. Dead Like Me é uma das melhores dramédias que já vi. Ela foi cancelada na segunda temporada devido a intrigas internas entre o criador e os produtores executivos, porém o final interessante e um filme foi produzido para a concluir a história.

Wonderfalls


Do mesmo criador de Pushing Daisies e Dead Like Me, Wonderfalls também é uma dramédia de dar gosto. Com apenas uma temporada, até que bem fechadinha, a série encantou causando AVFs (Acidentes Vasculares por Fofura) mundo afora. Nela encontramos Jaye,  uma jovem que também não tem nada na vida, até que um dia tudo muda e ela passa a receber ordens de animais falsos, desde leões de cera até ursinhos de pelúcia. Mesmo desconfiada,  ela percebe que, cumprindo o que os seres até então inanimados dizem, ela acaba fazendo o bem para as pessoas. Quer dizer,  isso quando eles não são dúbios e misteriosos fazendo que que Jaye tenha que descobrir o que fazer a seguir. Na série também somos apresentados a família de Jaye, tão divertida e interessante quanto a protagonista. Mesmo tendo apenas uma temporada vale a pena vê-la descobrir que o mundo em volta dela é um lugar mágico e que esses eventos em sua vida são na verdade parte de algo muito maior.

Talvez Você Curta

27 comentários

  1. Meu parks é tão boa que eu fico muito chocado que pouca gente assiste DDD=

    E muitas dessas eu tambem mau vejo falarem e quando falam só é coisa boa XD e o Bryan Fuller tem alguma praga que as séries boas dele são pouco assistidas =S

    ResponderExcluir
  2. Preciso admitir que tô na lista dos que não viu nenhuma inteira! Vi a temida primeira temporada de Parks (que nem acho ruim como os grande sfãs afirmam, só não me prendeu mesmo) e alguns de Wonderfalls, que sempre tive vontade de ver inteira, assim como Dead Like Me.

    ResponderExcluir
  3. Já vi o piloto de Dead Like Me e gostei, mas acabei não vendo por falta de tempo. Ainda pretendo ver inteira.

    ResponderExcluir
  4. Uau! Lembraram da minha querida Dead Like Me! Bravo!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh Dead Like Me e Wonderfalls! Elas entram fácil na minha lista de melhores séries de comédia, e na verdade de melhores série que já vi. Já pedi o Bryan Fuller pra casar comigo no twitter, mas ele não respondeu. =(

    ResponderExcluir
  6. WOW! Wonderfalls! Eu assistia essa série quando eu era mais novo - mesmo, eu devia ter uns sete, oito anos - mas nunca assisti inteira e nem sequer me lembrava de seu nome. É uma pena que seja apenas uma temporada :/ Mesmo assim, vou colocar na minha lista de Old Ones pra assistir. Muitíssimo obrigado :D

    Também me interessei por Dead Like Me e Portlandia, talvez eu veja futuramente.

    Agora quanto a Parks, to lokodokoo por ela estar nesta lista. Provavelmente depois de já ter aparecido em uma cambada de podcasts falando como as duas últimas temporadas são boas - porrãn - é só uma questão de tempo para que o povo se atualize.

    ResponderExcluir
  7. Dessas ai eu só vej Warehouse 13 mas tem outras também(eu axo) que estão nessa categoria Eureka,Psych,Burn Notice,Combat Hospital

    ResponderExcluir
  8. Bem Warehouse eu vi 4 episodios mas nao me empolguei. :(
    Não lembro de ouvi falar das outras.

    ResponderExcluir
  9. Parks and Recreation tá no meu top3 de melhores comédias, ao lado de Louie e Community. Vi Dead Like Me inteira e é boa mesmo, Portlandia é uma das coisas mais insanas na TV e vale a pena conferir, colocando uma moedinha na PNC Jar. Menphis Beat eu vi o piloto e não me empolguei, mas é pq eu meio que dispenso série policial....

    ResponderExcluir
  10. Adorava Dead Like Me. Agora tem umas aí... que nunca ouvi falar...kkkk

    ResponderExcluir
  11. Well Well Dessas eu assisto Memphis Beat! E é boa só parei na metade pq é meio sem ação pra uma série policial, mas as musicas salvam e olhem q eles cantam pokas musicas...

    ResponderExcluir
  12. Já que meu comentário foi apagado (a internet anda sambando com a nossa cara ultimamente né Leosio?) vou escrever de novo.

    Ahhhhh, Dead Like Me e Wonderfalls!! Essas duas séries entram facilmente para meu top de melhores comédias, na verdade no top de melhores séries. Bryan Fuller é um gênio. Pedi ele pra casar comigo no Twitter, mas ele não me respondeu. =(

    ResponderExcluir
  13. Dessa lista a única que não vejo e Memphis Beat. Não me preocupei em ver a promo.
    Primeira vez que comento, mesmo tento esse blog como leitura quase que diaria ='0
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Só assisti Wonderfalls (uma das melhores series q já assisti) e Dead Like Me mas pretendo assistir Warehouse 13 e Parks

    ResponderExcluir
  15. Parks é aquela série que vc demora mto para resolver a assistir e depois de pergunta "por que mesmo que eu não via isto antes?". Para mim é a melhor comédia da atualidade ao lado de Community.

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu vou ser sincero... Quando vi o piloto de Wonderfalls, me apaixonei. Mas aí vi o segundo, o terceiro, o quarto, e cada vez o sono crescia mais. Não entendo de onde tiram tanto amor pela série.

    ResponderExcluir
  17. E provando que eu sou um desses que vê séries que ninguem vê,está Psych(Meu avatar)que eu adoro e pouquissimas pessoas assistem.E olha que a 6ª temporada vai estreia agora.(Se alguem tiver interesse,12/10,e o canal Studio Universal,está passando ela desde o inicio).

    ResponderExcluir
  18. Minha gente, onde ficam Justified e Sons of Anarchy nesta lista?

    ResponderExcluir
  19. Nem quem vê séries que ninguém vê vê essas séries.

    ResponderExcluir
  20. Não sabem o que estão perdendo :D

    ResponderExcluir
  21. Verdade, Being Erica tanto é a Melhor Série que (quase) ninguém vê, que acho que nem o Leo Gravena conferiu, mas não se preocupa que vez ou outra estamos falando da série aqui, principalmente nos podcasts, então é só estrear a 4ª temporada que Erica Strange volta a receber sua merecida atenção!

    ResponderExcluir
  22. HOW DARE YOU? Being Erica é linda, e verdade, poucas pessoas vêem, mas eu fiz essa lista baseada em mim mesmo, e enchi tanto, mas tanto o saco dos meus amigos para verem que todo mundo que conheço vê Being Erica.
    Então Carla, se nenhum amigo seu vê BE, amarre-os, os coloque em frente a TV e os force a assistir.

    ResponderExcluir
  23. Pshychoville. Call me Fitz

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe