Breaking Bad 4x02: Thirty-Eight Snub

26.7.11


Zumbis em Breaking Bad? Soa estranho, mas juro que não misturei duas séries do mesmo canal.

Não estou falando de nenhum dos jogos que o Badger e o Skinny Pete citaram enquanto debatiam e consumiam metanfetamina. E mesmo que todos aqueles meth heads da festa no apê do Jesse parecessem com zumbis, tem outro cara na série que age como se já estivesse morto.

Posso estar forçando a barra, e é claro que não dá para afirmar que há uma ligação intencional entre a discussão sobre zumbis e o comportamento de Walt, mas para ele é evidente que a morte é apenas uma questão de tempo (ou seja, ele se considera um "morto-vivo") e por isso não há tempo para pensar naquilo que já aconteceu. A morte pré-anunciada o libertou das consequências e tudo o que ele faz agora é pensar no próximo passo, se apoiando na hipocrisia para justificar os seus atos.

Ao contrário de Jesse, que ainda luta para aceitar o que fez e volta a buscar refúgio nas drogas. Recaídas fazem parte da vida de um viciado e não é a primeira vez que isso acontece com ele mas não há festa no mundo que cure seu tipo de solidão. Talvez façam piadas com o momento emo do Jesse e duvido que alguém aí também não sofreria na mesma situação, só que mais do que isso, essa transformação mostra que nem ele e nem Walter (por mais que ele pense o contrário) estão no mesmo nível de Gustavo e sua quadrilha.

A mensagem passada na execução fria do episódio anterior foi bem clara e mesmo assim Walter precisou de mais um "aviso" para saber quem está no comando. A teimosia dele não é nenhuma novidade e com certeza não irá parar por aí mas sua estratégia poderá mudar daqui pra frente. Alguns apostam que Mike será essa ajuda a mais para derrotar Gus, muito por causa de um detalhe na cena do estilete em que ele aponta a arma para o chefe quando a garganta de Victor é cortada. Eu não tenho tanta certeza assim porque acho que aquilo foi mais um reflexo de um velho assassino do que qualquer outra coisa.

Além disso, meu palpite é que essa temporada será de grande mudança para Jesse, que ficará mais corrompido e menos inocente. Gale pode ter sido apenas a primeira de suas vítimas e talvez ele acabe virando aquilo que Mike é para Gus, um cão fiel e sem escrúpulos. Mas independente do que vá acontecer com o capanga, ele é a peça chave para a resolução do conflito principal. Só que não acho que faria sentido trocarem a dinâmica da dupla Walt e Jesse por um trio e por isso pode ser que o fim dele também esteja próximo, por mais que o personagem seja legal.

Alheios a essa pequena guerra, os demais personagens seguem sua rotina. Saul, mais oportunista do que nunca, tenta lucrar com o acidente aéreo da 2ª temporada. Marie faz de tudo para ajudar Hank a se recuperar, apesar da resistência do marido. E Skyler toma um passo à frente na compra do lava-rápido, que acabou não dando certo. Ela pode ser muito boa com números mas sutileza não é o seu forte, e isso é o básico para que ela possa trabalhar com o ex-marido.

PS: o Adecio Jr. está de mudança e por isso não pôde escrever a review dessa semana. Semana que vem eu postarei novamente mas depois disso ele já estará de volta.

Talvez Você Curta

2 comentários

  1. Achei meio que contrário...
    Walt tentando se movimentar pra tentar resolver seus problemas. E o Jesse meio que perdidão sobre a vida, com medo de ficar sozinho em casa, com medo até da própria sombra.
    Episódio muito tenso, assim como o 1º... começo de temporada maravilhoso, como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Não sei bem se discordamos Diogo. Quando falo da morte pré-anunciada do Walter não é que ele não lute pra continuar vivo, só que ficou mais imediatista. Por isso ele não para muito pra analisar o cenário todo e acaba cometendo erros bobos.

    Já o Jesse tá morrendo aos poucos por dentro, numa luta que ele já perdeu. Esse medo que você fala é o de encarar que ele não é mais o mesmo, tanto que dá pra notar isso quando o Badge e o Skinny Pete estão lá falando bobagem.

    O interessante é ver que o Walter só chegou nesse ponto por ter ligado o foda-se depois de saber que não tinha muito tempo de vida, enquanto que o Jesse tinha toda a vida pela frente e foi se corrompendo aos poucos. Por isso que eu acho que ele tem o potencial de se tornar um gângster de verdade enquanto que o Walt vai ser sempre um aventureiro muito inteligente e com bastante sorte.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe