Game of Thrones 1x10: Fire and Blood (Season Finale)

20.6.11


Ainda bem que tem os livros para passar longos meses de espera pela volta da melhor série da atualidade.
Desde que eu tive conhecimento do que era Game of Thrones, tinha certeza que acompanharia a série, já que sou um grande fã de épicos e histórias de fantasia. Sou tão doente que li as mais de mil páginas do Senhor dos Anéis duas vezes. O que eu não sabia era que iria me apaixonar pela história, pelos personagens e por todo o universo genialmente criado por George R. R. Martin. Muitos me chamarão de louco (pode chamar), mas no quesito trama, Guerra dos Tronos consegue superar a obra de Tolkien, que por sua vez é imbatível no quesito universo fantástico criado por uma pessoa. Para mim, isto acontece porque os personagens de Game of Thrones são bem mais complexos e bem menos maniqueístas, não se trata da luta do bem contra o mau. O bem e o mau se misturam e deixam tudo mais interessante. Outro ponto positivo escancarado nos momentos finais da temporada é o desapego do autor com a relação aos personagens, afinal o personagem principal morreu e nem foi de forma heróica salvando a todos. Eu adoro esta falta de heroísmo na série, em que acontece o que provavelmente aconteceria numa situação real, independente de agradar ou frustrar o público.

Em comparação com o livro, que ainda estou na metade, tenho que ressaltar a fidelidade à obra original. A série conseguiu transpor para a tela praticamente todas as cenas do livro com pouquíssimas exceções, acrescentando algumas para inserir a audiência no mundo de Martin e ajudá-la a entender o passado de Westereos. Neste ponto, obviamente, o livro consegue ser bem superior, já que não existe limitação de tempo e o recurso do narrador faz a explicação ser mais objetiva e clara. Mesmo assim, acredito que os roteiristas fizeram um excelente trabalho durante todos os episódios.

Finalmente, vamos falar um pouco sobre a Finale. O final do penúltimo episódio fez com que eu ficasse extremamente ansioso e com a expectativa lá no céu, o que sempre é um problema. Dito isto, eu tenho que dizer que eu adorei o episódio mas esperava mais acontecimentos principalmente envolvendo o exército que Rob juntou e a guerra com os Lannisters.

O episódio já começou com tudo. Genial aquela música feita em homenagem ao Rei Robert e bem legal o modo como o autor da obra sofreu as conseqüências, afinal Jofrey não poderia deixar a música cair no iTunnes e no gosto da população de Porto Real. Bem legal e também forte foi Sansa sendo obrigada a obedecê-lo e a olhar para a cabeça de seu pai espetada no muro do castelo. Tudo indica, principalmente o comentário “Isso se meu irmão não me der a sua cabeça de presente”, que a menina crescerá bastante e se transformará em uma mulher bem mais forte. Fiquei imaginando que a crueldade com que ela vem sendo tratada (vide os tapas que levou dos guardas) pode fazê-la se tornar uma mulher fria e até parecida com Cersei.

O destino de Arya também não parece fácil. Me surpreendeu ver que Eddard se encarregou da segurança de sua filha mais nova antes de morrer, pedindo a Yoren que cuidasse da garota. Engraçado ver ela se fazendo de menino depois de tanta gente se confundindo ao longo da primeira temporada. Será que ela vai mesmo vestir negro se fingindo de homem na maior vibe “Meninos não Choram”?

Uma das melhores cenas do episódio foi mesmo a Cetelyn furiosa batendo em Jaime enquanto ele zombava da cara dela. Adorei o soco que ela deu na cara dele e ao mesmo tempo adorei o jeito desaforado do Lannister. A reação dela e Rob quanto à morte de Eddard foram bem convincentes e comoventes (diferente daquele desmaio da Sansa, que me fez rir um pouco). A cena em que os homens do norte clamaram fidelidade a Rob também foi bem boa, apesar de ter sido bem previsível e até mesmo clichê.

Fiquei com um pouco de raiva do Jon, foda-se a Patrulha da Noite. Ele devia ter fugido para ir lutar ao lado do irmão. Por outro lado, fiquei bem empolgado para vê-lo seguindo além da muralha. Tinha que acontecer alguma coisa neste sentido mesmo, afinal ouvimos muito que o inverno está chegando e que o inimigo de verdade mora ao norte.

Eu sou o único que prefere ver Tyrion no lugar de Eddard como Mão do Rei? Acredito que não. Ele foi o melhor personagem desde o primeiro episódio e deve ter bastante destaque na segunda temporada, mesmo que eu não saiba até quando o reinado de Joffrey irá durar, afinal os dois irmãos do antigo Rei e Rob tem exércitos e querem a cabeça de todos os Lannisters.

Para terminar, preciso falar da trama que foi a de maior destaque na finale e ainda deixou um grande cliffhanger. E não é que a feiticeira malandrona só queira vingar dos Dothrakis induzindo Daenerys a fazer merda. Foi bem engraçado ouvi-la dizendo que foi estuprada. Really? Quem foi o corajoso que estuprou esta mulher? Fica ainda mais absurdo se pensarmos que os dothrakis dividem suas mulheres com seus parceiros, ou seja, não tava falando mulher para se dar uma cavalgada e ninguém estava bêbado até onde eu sei. Deixando estes assuntos de lado, depois de perder o filho e ver seu marido se transformar num ser inútil vegetativo (eu ri), Daenerys resolveu queimar a véia e ainda chocar os ovos de dragão só pelo shock value. Não que tenha funcionado, por um lado este foi um excelente clifhanger mas era o que todo mundo estava esperando que acontecesse. Seria muito fail se a existência de Daenerys e toda a história dos dragões não valessem de nada. Felizmente valeu. Apesar dos dragrões terem me dado vergonha alheia, é o tipo de coisa que vai deixar muita gente ansiosa durante o restante do ano.

Não acredito que vou ficar sem episódios por tanto tempo. Pelo menos tenho os livros para ler. E tem o twitter para quem quiser me seguir: @diopacheco.
Obrigado a todos que acompanharam as reviews e que comentaram. Impressionante como não teve ninguém me xingando como acontece nas reviews de Hawaii Five-0 e Modern Family. Até o ano que vem.

Talvez Você Curta

23 comentários

  1. Really? Quem foi o corajoso que estuprou esta mulher?
    kkkk, ri muito.
    Essa série foi sensacional, vou até comprar os livros

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente só uma correção, o nome do cara que leva a Arya é Yoren e não Baelor. Baelor é a estátua que a Arya estava escondida na hora da execução.

    O episódio em si foi mto bom, começou a preparar o terreno pra segunda temporada, existem várias cenas dessa finale que só acontecem no começo do 2º livro. Foi legal pq ele deu um senso de encerramento pra cada personagem importante da série, e nessa incluo os 3 conselheiros reais.

    A cena dos dragões era uma das mais esperadas pelos fãs dos livros, eu incluído. Foi uma pena pq ela não conseguiu transparecer todo o clima que o livro passa, nele é tudo mais grotesco e mais épico, digamos assim. A descrição torna tudo incrivelmente poderoso na narrativa o que me deixou simplesmente perplexo na ocasião. Infelizmente a ´serie não conseguiu transportar com tanta maestria esse momento. Diferente, por exemplo, da execução, uma cena muito esperada e que a meu ver superou todas as expectativas.

    Vai ser difícil esperar até 2012 pra continuar acompanhando a série! ;x

    ResponderExcluir
  3. Temporada excelente! Diogo mandou super bem nas reviews!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, primeiro de tudo, oi, sou nova aqui. Conheci o seriado através de um post que vi aqui, sobre a Daenerys comendo o coração de cavalo... rs. Foi o que me fez ver a série. Te falar que assisti o primeiro episódio no sábado, e terminei a temporada hoje, só parando para coisas básicas como trabalho e faculdade. Dizer que o seriado é sensacional, e obviamente os livros estão comprados, e estou apenas esperando chegar, e estou mega curiosa para saber como continua.
    Seriado muito bom, e seus posts valeram para me atrair para a série!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Dragão vergonha alheia?

    Meu filho, eram filhotes de dragão!!!
    O q vc qria? Q o bicho nascesse gigante soltando bafo de fogo???

    Tá virado no giaria, fi? Hahahah!!!

    Eu li o livro e a cena final é relativamente diferente, mas mesmo assim... ficou mto bom!!!

    Anyway... #AWESOME!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Denise. Fiquei com vergonha alheia do efeito especial e não tamanho do dragão.

    Não imaginava um dragão enorme saindo mesmo.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  7. Carol,

    ótimo saber que vc foi influenciada por nós a assistir a série e gostou bastante.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Michell pela correação. É este tipo de coisa que não fica claro para quem só assiste à série. Nossa, então este é o Yoren tão comentado no livro.

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da finale da série justamente por ter investido em coisas que eu tinha achado que faltavam na série em grande parte da temporada: desenvolvimento dos personagens e cenas que os aprofundassem pra causar algum apego. Ainda acho que podiam ter gasto menos tempo co mo subplot do Drogo com a albina, mas acho que tinham que fazê-la parecer importante de alguma maneira pra fazer o shock value da cena final com os dragões valer, né?

    O ponto alto pra mim, surpreendentemente foi a cena da Sansa que você citou, com a já emblemática frase sobre o Robb dar a cabeça do rei Twincest de presente pra ela. Espero que seja o pont ode virada da personagem, que até aqui estava bem SONSA.

    Não sei como é nos livros, mas tenho medo desse futuro "boy" da Arya, já que faria muito mais sentido o moçoilo amigo do Ned (é, tb não sou tão bom com nomes na série) devolvê-la pra família do que levar pra Muralha (ainda mais agora que o Snow não está lá pra ajudá-la), só espero que isso não vire a história da filha perdida que se passa por homem a vida inteira pra voltar adulta e vingar toda a casa dos Stark. De resto, a atriz é muito boa e me convence em qualquer tipo de situação.

    ResponderExcluir
  10. Game of thrones arrasa sempre. Adorei suas reviews e ansioso pela 2ª temporada.
    P.S.: Espero que Modern Family se recupere na 3ª temporada.

    ResponderExcluir
  11. Juliana, desculpe se lhe ofendi. Não sou nem um pouco machista, muito pelo contrário e só fiz uma brincadeira por conta da mulher ser feia. Não falei que foi um favor a ela e de maneira nenhuma fiz apologia ao estupro. Tento fazer sempre posts com conteúdo, porém de forma descontraída.

    ResponderExcluir
  12. Pra estuprar uma mulher não é preciso coragem, pelo contrário, é necessária muita covardia. Não me refiro exclusivamente à discrepância em termos de força física, pois a discussão vai infinitamente além disso. A covardia está na atitude machista em impor uma relação sexual a quem não consentiu, além da minimização da mulher à função exclusiva de objeto sexual dos homens. E mais, um objeto em toda a sua acepção, que não tem o poder de emitir vontade sobre a disposição do seu corpo. De longe, essa discussão não é motivo de piada, kkkks e sequer "ri muito".
    Bom, desnecessário dizer que a beleza ou feiura não interferem na ampliação do campo da escolha da mulher. Então, patético atribuir a função de favor do estupro às ditas "feias". O estupro sempre será um desfavor à nossa autonomia, sejamos feias ou lindas.

    ResponderExcluir
  13. E você acha que o estupro com toda a sua carga de violência é uma forma descontraída de postar?

    ResponderExcluir
  14. E, digo mais, você não ofendeu a Juliana, você ofendeu à nós mulheres como um tudo. O fato de você não se achar machista e achar o estupro uma descontração é uma contradição em termos. Estupro não é brincadeira, é uma agressão. Nem que você seja o comediante do ano, você é capaz de transformar uma violência em brincadeira, simplesmente graça não condiz com violência.

    ResponderExcluir
  15. Sobre o assunto levantado pelas meninas (Claryssa e Juliana), ao mesmo tempo que concordo que muitas vezes pra nós homens não é tão fácil perceber o peso do assunto no dia a dia, preciso perguntar se vocês também não estão levando o contexto aqui a muito ferro e fogo. Uma coisa é o comentário do Rafinha Bastos, citado pela Juliana, de que "mulher feia tem sorte de ser estuprada", realmente lastimável e ofensivo. Outra é a piadinha do Diogo sobre "coragem", que pode sim incitar certo desconforto por fazer piada com o assunto, mas que em nenhum momento está aprovando o ato.

    Não tiro a razão de vocês e acho todos os argumentos da discussão muito válidos, só queria deixar o meu posicionamento pra que tenhamos cuidado também pra uqe isso não se torne mais uma discussão do "politicamente correto", considerando que hoje em dia tudo é bullying, tudo é ofensivo e tudo é agressão, e que assim como estupro, existem outros assuntos delicadíssimos por aí que vão continuar sendo tratados de forma que desagradam as pessoas, seja em comentários realmente perigosos como o do Rafinha ou em comentários (mais uma vez, na minha opinião) inofensivos.

    ResponderExcluir
  16. Peço desculpas não só a Juliana mas a qualquer um que possa ter ofendido, repito que não foi a minha intenção e não expressa qualquer tipo de apoio ao estupro ou algo que denigra a imagem da mulher.

    Não faria uma piada em um post de um episódio de Sons of Anarch por exemplo por ter tratado da questão de forma completamente diferente. Acredito que em Game of Thrones isto nem chegou a ser discussão. O autor usa o acontecido apenas para mostrar o quanto os dothrakis são parecidos com animais e sem nenhuma intenção de discutir o tema, além de ter dado motivação para a personagem se vingar causando uma grande reviravolta nos acontecimentos.

    Em posts passados, brinquei com a decaptação de um cavalo e nem por isso sou a favor de qualquer mal trato nos animais. Muito pelo contrário, adoro andar a cavalo.

    Mais uma vez, peço desculpa. E assumo que devo tomar um pouco mais de cuidado com alguns temas, tentando não perder o bom humor e sem deixar um descuido ganhar maiores proporções que o próprio episódio.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a temporada e vou tratar de ler o primeiro livro agora. Que pena que temos que esperar até ano que vem...
    Quanto a discussão rolando, só queria falar isso: totalmente desnecessária. É óbvio que o autor não estava encorajando nada nem insultando mulheres em geral. Quer review sem senso de humor vai na CNN.com...

    ResponderExcluir
  18. Sou homem mas concordo que a parte do estupro foi mta covardia da sua parte!
    Lamentável tudo que vc escreveu a respeito disso entrei aki pra ler e comentar a review mas depois dessa fica pra prox. temporada!!

    ResponderExcluir
  19. Eu até entendo a revolta das meninas que não gostaram do comentário sobre o estupro, mas não achei tão ofensivo por se tratar de um personagem. Eu mesmo tenho vontade de ver o Jofrey com a cabeça cortada e pendurada no lugar da cabeça do Ned Stark, mas nem por isso tenho desejos homicidas no mundo real.

    ResponderExcluir
  20. Realmente achei seu comentario sobre estupro idiota, mas a review foi tão boa que vou deixar passar.

    Vida longa a Game Of Thrones!

    ResponderExcluir
  21. Diogo,
    Parabenizo-o pela retratação. Já é um passo. Só espero que os que leram o post não tenham parado por lá, mas tenham pelo menos passado os olhos pelos comentários. Afinal de contas, já vi que o sr. não vai mudar o texto...

    ResponderExcluir
  22. PQP!
    Vocês estão fazendo tempestade em copinho de café!!
    Poxa! O Diogo fez uma piadinha de nada e vocês vieram com essa revolta toda.
    Só faltavam querer enfiar a cabeça dele numa lança. ;)
    Se não gostou, ignora.
    Eu sou mulher e não vi ofensa nenhuma no comentário do Diogo.
    É por isso que dizem que tem mulher gosta de fazer barraco. É triste mais estou começando a achar que é verdade.

    Continue assim, Diogo.
    O bom de seus reviews é isso: Conteúdo e humor (negro).

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe