Game of Thrones 1x09: Baelor
14.6.11Em meio a cabeças rolando, foi a minha cabeça que acabou explodindo. Que ousadia.
Este episódio parecia ser mais morno, menos empolgante, deixando os grandes eventos para a season finale, até que nos momentos finais tudo mudou. Eu não conseguia imaginar o quanto ousada a história realmente é, mesmo sabendo que Geoger R. R. Martin adora matar seus personagens e que um banho de sangue estaria por vir (deve estar ainda). A cena toda de Arya indo assistir à execução de seu pai entrou para história como o melhor momento da série e da televisão no ano de 2011. Sofri junto com ela, me surpreendi com a decisão (filha da puta) do príncipe com Cersei e só faltou eu gritar em negação como a Sansa. Quando o episódio terminou não sabia o que fazer, fiquei pensando “Sério que vão me fazer esperar até semana que vem para ver isto?” e “Onde está o truque? Ned Stark não ia morrer assim, ia?”. Tudo indica que sim, tiveram a coragem (que Lost não teve) de matar o protagonista. Lendo o livro, percebi que a história (pelo menos do primeiro) é focada na jornada da família Stark e no crescimento de Jon, Rob, Arya, Sansa e Bran com todas as mudanças bruscas que ocorreram. Espalhados pelo extenso mapa de Westereos, cada um deles começa a amadurecer, tomar suas próprias decisões e deixar a vida de criança de lado. Assim, a jornada ficará ainda mais emocionante e dura com esta grande reviravolta. Não faço parte do grupo de fãs que odeia o escritor (descobri que existem muitos) por ter esta ousadia tão grande, muito pelo contrário, acredito que a experiência de assistir a uma série tão imprevisível consegue ser muito melhor.
Outra polêmica foi o fato de a série não mostrar as cenas de batalha (da mesma forma que acontece com os livros), o que sempre acaba revoltando muita gente. Por mais que eu queria ver grandes batalhas e cenas de ação, Game of Thrones tem um roteiro tão envolvente que, apesar de sentir falta de cenas de guerra, não consigo me revoltar com isto e continuo louvando as intrigas e conspirações apresentadas. Mesmo porque a cena do Tyrion acordando foi fantástica, me deixou morrendo de curiosidade de saber quem havia vencido e conseguiu me surpreender, já que Rob acabou enganando Tywin Lannister, mandando apenas 2.000 soldados a seu encontro e emboscando o exército de seu filho.
Rob é um personagem que começou a série (e o livro) meio apagado e deixado de lado, mas que nos últimos dois episódios ganhou grande espaço e conseguiu conquistar a minha simpatia. Esta simpatia que os personagens principais conseguem transmitir é um dos grandes méritos da série. Não costumo gostar tanto de personagens principais e torcer tanto para quem a série quer que você torça. Fico imaginando o que acontecerá a seguir. Será que Rob conseguirá vencer a Guerra dos Tronos? Será ele o novo Rei? Fiquei com a impressão de que isto pode ocorrer por conta do acordo de casamento para o rapaz, mas depois deste episódio não é muito seguro fazer grandes apostas.
No núcleo de Daenerys tivemos outra surpresa, pelo menos para mim, Khal Drogo está morrendo, o que deixará a garota sem o poder que conquistou desde o início da série. Diferente do que ocorre em Senhor dos Anéis e outras obras de fantasia, o que parecia ser o grande conflito da serie (a Guerra entre os Dothrakis e Porto Real) pode chegar a nem acontecer. Se Khal Drogo realmente morrer, não faço idéia do que acontecerá com Daenerys e da importância desta trama marginal para a trama principal. Tonto eu, que achava que a este ponto os núcleos já teriam se encontrado há muito tempo.
Tyrion continuou a ser genial, mas sei lá, achei as cenas com ele e a prostituta muito longas e pareciam menos interessantes se comparadas com cenas de Guerra e de execução. Já na muralha, descobrimos algo bem interessante, Aemon da família dos Targaryens está vivinho, o que talvez possa ter soado um pouco vago para quem apenas assiste a série, que não aprofundou como o livro (por motivos óbvios) dos reinos passados. Não sei até que ponto isto pode mudar alguma coisa, já que o cara está segueta, velho e acabado.
Agora é esperar, não tem jeito. Alguém arrisca (sem spoilers, por favor) o que pode acontecer na finale?
7 comentários
nossa, esse epi foi explosivo
ResponderExcluirmto bem escrito seu texto
não li o livro ainda, não faço ideia do que acontece a partir daqui
pelo menos umas duas pessoas tem que morrer né?
no núcleo de Essos, acho que o ser Jorah Mormont pode bater as botas
porque se o Drogo morrer, não sei como a história de Daenerys continuaria
se bem que isso seria ainda melhor, não? Então prefiro que o Drogo morra
acho que ninguém mais da família Stark vai nos dar adeus, nem dos Lannister
sobram os coadjuvantes, tipo aquele Lorde gordo e careca, os escudeiros, aquele gordinho da muralha
Os White Walkers devem dar as caras de vez, mas só no final do epi, pra ficar de cliffhanger
ai cara, não consigo nem palpitar sobre o que vai acontecer em King's Landing
domingo promete!
Só quero ver o que vão comentar do Cliffhanger do fim da temporada!
ResponderExcluirSe no livro já foi genial, na série tem tudo pra ter o melhor fim de temporada de todos os tempos!
Ainda estou na página dozentos do livro e também acho que mais nenhum Stark vai morrer. Mas os Lannisters, acho que vão tudo pro saco. Só espero que Tyrion sobreviva.
ResponderExcluirAcho que esse foi o meu episódio favorito até agora, foi bem emocionante na parte da Arya pegando pombo pra trocar por pão duro e depois assistindo a morte do Ned... Agora, a rainha fingindo que se importava foi o cúmulo, não? Tá na cara que foi ideia dela.
ResponderExcluirAgora, eu não sei como são os livros, mas Diogo, essa "evolução dos Stark" que você citou como tema do primeiro livro, eu sinceramente não vi na série e acho que eles ainda precisam aprender a aprofundar melhor os personagens. Por mim teriam investido mais nisso e cortado metade das cenas aleatórias do Drogo. :D
Tenho visto a série com um certo distanciamento, aproveitei os últimos episódios, mas reluto a ver a grandiosidade que a maioria das pessoas tá vendo (não em valores de produção, porque isso tá lá, mas em roteiro mesmo).
Leo, acredito que esta evolução realmente não fica tão clara na série porque o tempo é limitado. No livro a situação dos Stark é bem mais explorada, afinal a família se separou, passou por vários problemas e é formada basicamente por crianças.
ResponderExcluirRob, por exemplo, no livro tem apenas quatorze anos (ainda bem que mudaram isto na série, seria ridículo um menino comandando um exército) e de uma hora para outra é obrigado a se tornar o Senhor de Winterfell sem o apoio dos pais e dos irmãos que foram embora e ainda tem que cuidar do menino que ficou aleijado.
Para mim, o roteiro da série está excelente com diálogos ótimos e de forma bem sutil. Dependendo do andamento da história de Daenerys, concordo que talvez tenha sido investido demais nisso, sendo que até agora não mostrou relação alguma com o restante da trama.
Realmente, prevejo muitos WTF!!!!
ResponderExcluirSem soltar spoilers, toda a atenção dada a Daenerys fará muito sentido no próximo episódio, a trama dela, juntamente com a do Robb/Catelyn são as que tem os desfechos mais impactantes no livro, não que as outras não tenham, todas terão consequencias futuras importantes, mas essas duas, ao meu ver, são as que vão deixar a galera mais ansiosa pelo retorno da série.
ResponderExcluirComenta, gente, é nosso sarálio!