The Vampire Diaries 2x22 (Season Finale): As I Lay Dying

14.5.11


Temporada excelente. Season Finale, nem tanto.

Semana passada eu disparei todos os elogios possíveis a The Vampire Diaries. Fiz sim, questão de listar todos os motivos pelos quais a série é muito boa e continuo acreditando plenamente em cada palavra que escrevi. Gosto bastante da série, não é novidade. Admiro sua ousadia, seu crescimento, o andamento que dá para suas histórias, mas convenhamos, essa Season Finale não encerrou a série como ela mereceria ser encerrada.

Não pretendo me repetir numa análise da temporada. Creio que meu texto anterior cobre isso bem, mas saibam que mesmo com um final fraquinho, ainda acho que essa foi uma das melhores temporadas do ano, seja no filão das séries teens ou não.

Mas, justamente voltando a falar em ousadia, acho que foi isso o que estragou um pouco o desfecho da trama. Abusaram de todas as emoções possíveis no episódio passado e esse acabou sendo muito “normal”, sem grandes momentos e tentarei explicar essa minha impressão.

Fato é que TVD poderia ter sido encerrada com “The Sun Also Rises”. Teria sido perfeito, arrebatador. E aí é que está o grande erro dos produtores. Encerraram o arco principal antes do último episódio e isso tende a ser um tiro no pé. Mesmo assim, eu tinha fé de que poderiam superar tudo e nos surpreender novamente, o que acabou não sendo o caso. Para mim não cabem desculpas esfarrapadas. TVD consegue, sim, fazer episódios marcantes, um após o outro, sempre subindo um degrau a mais e se justamente para o final eles sabiam não serem capazes disso, deveriam ter tomado decisões mais sábias, como a de adiar o roteiro da semana passada para fazer um final marcante.

Não existe nenhuma coerência em gastar tudo antes do final. NENHUMA. A Season Finale acabou sendo lenta e quase vazia de acontecimentos importantes e vejam bem, a cena inicial, com o pedido de perdão de Damon me prendeu automaticamente, mas depois da tentativa de “Solícidio”, a temperatura caiu e ficamos num morno, quase frio. Nem mesmo a loucura de Damon foi emocionante e eu esperava muito disso. Foi mais do mesmo. O beijo com Elena? Tão esperado e tão desperdiçado. Foi sem graça, mesmo que eu compreenda que não daria para Elena se atracar num amasso com um moribundo.

Muito dessa falta de emoção vem do fato de que descobrimos que tudo na série se resolverá com um feitiço da Menina Bruxa da Boca Torta ou com a ajuda das Bruxas de Blair, que assombram a casa da Família Adams. Eu logo imaginei que a cura seria o sangue de Klaus, aliás, pensei nisso antes até de ver o episódio, mas seria apenas um detalhe bobo, se a história fosse bem trabalhada.

Então, vimos Elijah se ferrar, como todos esperávamos e em seguida, Stefan precisa encarar o desafio de “Quem suga mais plaquetas” e virar a mulherzinha do Klaus por 10 anos, para salvar Damon. Nada disso conseguiu me empolgar porque tudo, a partir daí, se tornou previsível. Nem mesmo da Vampiranha eu duvidei. Lógico que ela levaria o sangue do Vampiromem para Damon. Não havia outra opção.

A única coisa que realmente me animou foi ver a morte de JerEMO. Dei pulos de alegria. Mas eis que a bruxaiada age novamente e pronto, tudo resolvido, sem grandes problemas. Agora, o que é imperdoável é usarem justamente JerEMO como cliffhanger para a terceira temporada. O personagem é tão besta e tão sem importância que não consigo compreender porque acharam que algo relacionado a ele explodiria minha cabeça. Numa série que tem tanta bizarrice, alguém que vê fantasmas (ou seriam apenas fantasmas de vampiras?) não me choca em nada.

É claro que eu imagino que muita gente discorda de mim e isso é normal. Uma parte da minha frustração vem do meu desapego de Stefan e JerEMO, mas como explicar a falta de empolgação com o resto, que eu amo tanto? Só posso concluir que o roteiro foi fraquinho e que cada uma dessas histórias poderia muito bem ser resolvida no início da 3ª temporada. É verdade. Imaginem os longos meses sem saber o destino de Damon? Aquilo sim era um bom cliffhanger.

Porém, repito, jamais tirarei os méritos dessa temporada de The Vampire Diaries, que evoluiu de forma espetacular. O final não foi bacana para mim? Paciência. Nem sempre é possível agradar a todos com os caminhos escolhidos por uma série. Além do mais, já estou na contagem regressiva para a chegada da Fall Season, afinal de contas, a Vampiranha está a solta e tudo poderá acontecer.



P.S* Obrigada a todos pela companhia, pelo debate e por todos os comentários. Nos encontramos novamente na estréia da 3ª temporada. Até lá.


Talvez Você Curta

5 comentários

  1. Medo agora...
    tudo q pensei e ñ consegui escrever vc fez... ahahaha

    eu sabia q o q fizeram semana passada.. nunca daria para superar aqui.. só se matassem stefan, elena e damon sem chance de 'voltarem a vida' de uma x só para deixarmos com a boca aberta heeheh

    Realmente foi isso.. super parado.. uma história nada a ver... parecia mais um 3x03... o q poderia ter sido tb.. sei lá o q deram neles.. talvez queiram fazer milagre e transformar o Jer em algo importante sei lá...
    ou se for algo q li no orangotag... se todos os vampiros q já morreram na verdade ñ morreram e voltaram ai vai ficar bem legal hihih

    adorei o q escreveu

    ResponderExcluir
  2. Eu já esperava que não seria tão excelente quanto o anterior. Mas mesmo assim foi um bom episódio. Roteiro fraquinho acho um exagero. As histórias se encaminharam para uma conclusão e deixaram ganchos possíveis para a 3ª (Camis, corrige aí) temporada. Os originais estão todos guardadinhos lá, algo que vai render. Stefan o novo puppet do Klaus, abrindo o caminho para Damon e Elena e para um Stefan menos chato (acredito em milagres!). A Kath solta, e já com uma frase bem bacana: "It's ok to love both". Eu particularmente gostei das ilusões do Damon bem condizentes com o clima do episódio. Caroline e a xerife estão de boas, e talvez a primeira dama vai colocar novos recursos em prática para caçar os vampiros (poderia contratar Buffy).
    Quando Bonnie falou q haveria consequências por ressuscitar Jeremy, pensei q ela perderia os super poderes. Mas não, quando vi ele pesquisando na net, já imaginei um zumbi. E ele baixou o sexto sentido, só vendo as ex, pq? Não sei como isso influenciará e como contribuirá para a trama. Mas de qualquer modo estou ansioso, pq muito pode acontecer e os roteiristas ainda não perderam a mão e fizeram a segunda temporada irretocável.

    ResponderExcluir
  3. Eu já esperava que não seria tão excelente quanto o anterior. Mas mesmo assim foi um bom episódio. Roteiro fraquinho acho um exagero. As histórias se encaminharam para uma conclusão e deixaram ganchos possíveis para a 3ª (Camis, corrige aí) temporada. Os originais estão todos guardadinhos lá, algo que vai render. Stefan o novo puppet do Klaus, abrindo o caminho para Damon e Elena e para um Stefan menos chato (acredito em milagres!). A Kath solta, e já com uma frase bem bacana: "It's ok to love both". Eu particularmente gostei das ilusões do Damon bem condizentes com o clima do episódio. Caroline e a xerife estão de boas, e talvez a primeira dama vai colocar novos recursos em prática para caçar os vampiros (poderia contratar Buffy).
    Quando Bonnie falou q haveria consequências por ressuscitar Jeremy, pensei q ela perderia os super poderes. Mas não, quando vi ele pesquisando na net, já imaginei um zumbi. E ele baixou o sexto sentido, só vendo as ex, pq? Não sei como isso influenciará e como contribuirá para a trama. Mas de qualquer modo estou ansioso, pq muito pode acontecer e os roteiristas ainda não perderam a mão e fizeram a segunda temporada irretocável.

    ResponderExcluir
  4. Pottermaniacos_nmdomingo, 15 maio, 2011

    nossa velhu sua review é muito ruim, credo. dps le a do "seriemaniacos", REVIEW DE VERDADE

    ResponderExcluir
  5. Ótima temporada, coisas a reclamar? Sim, mas nem compensa valeu muito ver essa temporada.
    Dicas para proxima temporada? Sim, Eu super acho, que eles deveriam colocar mais personagens, a carga de toda temporada fica muito nos poucos personagens,e outra, para de matar pessoas! Sério! Mas uma coisa, todo esse lance do Klaus e Stefan, tipo so faz sentido na minha cabeça se o Klaus sei la, fosse fascinado (apaixonado) pelo Stefan, de outra forma NÂO!
    Enfim...esperemos 3º Temporada!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe