Game of Thrones 1x02: Killing a Wolf

27.4.11


Nossa. E não é que o segundo episódio conseguiu ser ainda melhor do que o primeiro.

Que Game of Thrones chegou para acabar com o marasmo das estréias a gente já sabia, mas eu não esperava que a ela se tornaria minha série favorita com apenas dois episódios exibidos. Fazia tempo que eu não assistia a uma série lamentando a todo momento que o episódio está acabando. Fazia tempo que eu não passava a semana inteira pensando em como tudo aquilo continuará (só Lost em seu ápice fazia isso de tal forma). Você pode até dizer que eu estou exagerando, então sou obrigado a dizer que além da super produção, do ótimo elenco e da ótima trama, todo este lado épico de Game of Thrones me cativa e muito, afinal sou fã de Senhor dos Anéis e qualquer outra coisa medieval. Fico com a impressão que a série será referência de trama medieval para televisão da mesma forma que Sopranos é em relação à máfia ou Arquivo X em relação à ficção científica.

Depois de nos apresentar o universo e os personagens no piloto, a história começou a andar. Kharl Drogo e seu exército já estão a caminho da inevitável guerra planejada pelos irmãos Targaryen. Mas o que mais se destacou neste núcleo foi com certeza a vida sexual dos recém casados. Daenerys se cansou de ser apenas uma “torta de maçã” na relação com seu marido e resolveu ter algumas aulas na arte da Kama Sutra com uma súdita, para satisfazer melhor Kharl Drogo e assim manipulá-lo. Tenho grande curiosidade de saber como será o futuro da personagem que deve deixar de chorar e passar cada vez mais a tomar conta da situação.

Jon Snow, o filho bastardo de Eddard Stark, resolveu mesmo se tornar um defensor da muralha junto com estupradores e a escória da sociedade, tudo por conta da vergonha de ser bastardo e de como ele acaba sendo tratado pela família Stark. Para dar profundidade a esta trama tivemos o anão Tyrion num momento de cumplicidade com Jon, o que gerou um fantástico diálogo entre eles. Tyrion parece ser o personagem mais interessante da série e é bem legal ver como ele lida com as falcatruas de sua família. Então quer dizer que o Príncipe Encantado do Shrek 2 matou o Rei antecessor?

Com Bran em coma, os Lannisters começaram a pregar que o garoto deveria ser poupado de tal sofrimento, mas os Stark continuaram otimistas em sua recuperação. Até a tentativa de assassinato que foi evitada pela mãe, que lutou bravamente (deu aflição de ver o que aconteceu com as mãos dela) e o fiel lobo do menino. O acontecido fez a mãe de Bran (não faço a mínima idéia do nome dela) começar a suspeitar dos Lannisters, o que pode significar uma grande rachadura na aliança de Winterfell com o Rei.

Além disto tudo, tivemos ainda o Príncipe mala (que atorzinho ruim este, hein) que resolveu zoar da menina espadachim e acabou com o braço quase devorado por um dos 5 (ou são 6?) lobos. Toda esta trama com crianças e lobos pode até soar meio Narnia, mas as cenas fortes e o conteúdo adulto da série faz com que nada pareça infantil. Tudo é tratado com seriedade e as conseqüências desta história toda só prova o meu argumento. Que final, hein? Será que toda semana teremos um final dessas? Foi de cortar o coração ver o amigo de Arya sendo carregado todo machucado e depois ainda ver o próprio Eddard sacrificando um dos lobos.

Para não falarem que eu só falo bem, encontrei algo que me incomoda um pouco, a passagem de tempo. Toda a trama está sendo contada num ritmo muito rápido, o que é normal já que temos apenas 10 episódios para contar uma história baseada num livro daqueles bem grandes. O que acaba ficando meio estranho é de repente ver que muito tempo (meses) se passaram na história sem que isto tenha ficado evidente. Não estou dizendo que a HBO deveria legendar: “semanas depois” como nas novelas da Globo, mas acredito que estas passagens de tempo podem acontecer de forma mais amena soando mais natural do que o visto neste episódio.

Que venha logo o próximo episódio, infelizmente o tempo não passa tão rápido no mundo real e domingo ainda está bem longe.

Talvez Você Curta

6 comentários

  1. "... mas eu não esperava que a ela se tornaria minha série favorita com apenas dois episódios exibidos. Fazia tempo que eu não assistia a uma série lamentando a todo momento que o episódio está acabando. Fazia tempo que eu não passava a semana inteira pensando em como tudo aquilo continuará."

    Sou obrigado a fazer dessas suas palavra minhas também! Pois é exatamente o que eu sinto, tanto que alguma séries que eu vejo e achava super fodas agora são ok diante de toda a qualidade mostrada por Game of Thrones!

    O episódio foi ótimo, é claro, mais uma vez a 1 hora de episódio passou como se fosse apenas 10 minutos. Também fiquei aflito na cena em que a mãe do Bran luta para salvar o menino, e a sequência com o lobo matando o cara foi ótima também! Fiquei triste com a morde de Lady, deu dó, e que final em!

    Realmente essas passagens de tempo incomodam um pouco mas creio que isso se deve ao fato de que essa viagens feitas na época demoram meses e como a história tem que andar e tal eles são abrigados a fazer isso!

    É isso, agora é esperar pelo próximo episódio! *-------*

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito do episódio. Essa questão da passagem do tempo também acontece no livro, mas como os relatos são maiores, não impacta tanto... Mas tenho me incomodado com isso, parece que estão num ritmo muito acelerado...

    Nesse episódio só senti falta do sonho que o Bran tem antes de acordar...

    ResponderExcluir
  3. Estou gostando MUITOOOOOOOO! GOT for the WIN!

    ResponderExcluir
  4. Isso sim é uma série de respeito! Perfeito em tudo! Tudo bem que a abertura é meio que parecido com a abertura das novelas da globo, mas não existe igual!!! A review ficou otima! Pena que ainda faltam longas horas até domingo para podermos assistir o 3º epi. Ancioso!! abraçao!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos pelos comentários, bom saber que não sou o único que está adorando a série.

    ResponderExcluir
  6. Isso sim é uma série de respeito! Perfeito em tudo! Tudo bem que a abertura é meio que parecido com a abertura das novelas da globo, mas não existe igual!!! A review ficou otima! Pena que ainda faltam longas horas até domingo para podermos assistir o 3º epi. Ancioso!! abraçao!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe