Game of Thrones 1x01: The Winter is Coming

24.4.11


A estréia mais aguardada do ano finalmente chegou, comprovando o slogan: It’not TV, it’s HBO.

Definitivamente Game of Thrones é a produção da televisão americana que tem a qualidade de produção mais próxima do cinema. A HBO investiu pesado na construção do universo dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo do escritor americano George R. R. Martin. Todo este cuidado com os detalhes já pode ser notado na fantástica abertura da série, em que podemos ver os reinos existentes neste mundo fictício. O piloto apresentou de forma muito competente este universo a ser descoberto aos poucos por nós telespectadores, bem como os reinos e os personagens que devem nos envolver nesta guerra pelo poder. Assim, acredito que a história em si começará de fato no segundo episódio. Isto não quer dizer que o piloto foi morno ou fraco, muito pelo contrário, já começou muito bem com a cena inicial em que pudemos ver um ataque dos selvagens. Como nós na conhecíamos nenhum dos personagens atacados, a cena teve o papel de nos dar um aperitivo do que existe neste mundo e como será a série, além de já nos transmitir a idéia de que existem muitas coisas perigosas e desconhecidas depois das fronteiras dos reinos.

O mais legal foi ver como as regras dos reinos são impiedosas, uma vez que o sobrevivente do ataque foi considerado desertor e teve sua cabeça decepada pelo Senhor de Wintefell, Eddard Stark (vulgo Boromir). História medieval ala Senhor dos Anéis, com ótima produção, elenco e com cenas fortes não tem como dar errado, o que já fica claro somente pelo primeiro episódio.

A trama começa para valer quando o braço direito do Rei é morto, provavelmente assassinado pela Rainha e seu irmão, que me lembrou muito do Príncipe Encantado de Shrek 2. Assim, o Rei escolhe Eddard como seu novo braço direito, o que nos deve levar a muitas intrigas pelo tão cobiçado trono, localizado em Porto Real, a capital dos 7 Reinos.

Alguns personagens não são muito originais, a menina que gosta de flechas e espadas, o bastardo que tem vergonha de ser bastardo, a menina que quer se casar com o príncipe, o anão loser porém comedor, o Rei gordo e porco e assim por diante. Porém, isto não afetou a qualidade do piloto. Se tem uma coisa que me incomodou foram alguns traços maniqueísta retratando principalmente a Rainha e seu irmão. Espero que a série vá além de vilões e mocinhos e possa apresentar conflitos interessantes entre personagens interessantes.

Fomos apresentados também a Viserys, que por ambição obrigou sua irmã Daenerys a se casar com Khal Drogo com o objetivo de formar um poderoso exército e assim retomar o trono que foi de seu pai. A cerimônia que mais parecia um bacanal foi muito interessante assim como o primeiro momento íntimo de Daenerys e seu marido. Tenho que reconhecer que fiquei com dó da moça. Games of Thrones já deixou claro que não poupará seus telespectadores de cenas violência e nudez. Eu agradeço.

Para confirmar ainda mais o otimismo com a produção que promete e muito, tenho que dizer que apesar de nenhum dos atores terem realmente se destacados no piloto, o elenco da série parece muito bom e capaz de dar conta das tramas que estão por vir. A cena final também não ficou atrás e conseguiu me chocar bastante. Assim, concluo que este piloto apresentou muito bem a trama já nos dando pistas que a série não está de brincadeira e terá cenas forte e impactantes. Graças a Deus, depois de uma temporada fraca de estréias finalmente temos uma que realmente vale muito a pena acompanhar.

Se você gostou da série pode comemorar, com apenas um episódio no ar ela já foi renovada para uma segunda temporada. Eu agradeço, minha empolgação foi tanta que acabei comprando o livro pela internet, uma vez que adoro tramas medievais. E você, gostou? Deixe seu comentário.

Talvez Você Curta

4 comentários

  1. Melhor review que li ate agora (pelo menos a menos passional, já que todos os outros deixaram-se levar pelas promessas da serie). Game Of Thrones parece ser realmente a melhor estréia do ano e o capricho da produção é inquestionável. Realmente os personagens podem parecer meio clichês, mas o modo de conta a historia e a conspiração mostrada na sua forma mais crua são muito interessantes, afinal não é todo dia que vemos series assim. O ponto fraco só fica mesmo na abertura (falem o que quiserem, mas ficou muito novela da globo). Ps: Você realmente ficou com dó da Daenerys? Quer dizer, com o irmão lesado que ela tem, fica claro que ela não vai ficar inerte e banca a esposinha submissa. Espera pra ver.
    Por Marco Antônio em Game of Thrones 1x01: The Winter is Coming às 19:54

    ResponderExcluir
  2. eu tb gostei tanto do piloto q assim q acabei de assistir o episodio já encomendei o livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do piloto, mas talvez pro estar lendo o livro, onde tudo acontece de forma mais calma, achei tudo muito rápido. Mas nada que tirasse a beleza do episódio, que retratou com muita fidelidade tudo o que imaginava ao ler o livro.

    Alguns personagens podem parecer meio clichês, mas são trabalhados de forma maestral.

    Ainda bem que renovaram! \O/

    ResponderExcluir
  4. A review ficou muito boa mesmo, parabens! Enquanto ao seriado, o que posso afirmar é que estou esperando pelos outros episódios anciosamente! rs Concordo que até agora nenhum dos personagens "roubou" a cena, mas eu aposto muito na garotinha que atira flechas (Ainda não tive tempo de aprender os nomes)! Vou ja encomendar o livro! O Episódio 2 foi muito filé!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe