Smallville 10x12: Collateral

5.2.11


Partindo daquela que talvez seja a ideia mais bizarra da série até hoje, Smallville poderia fazer um retorno terrível ou sensacional. E foi sensacional.

Eu não tinha lido spoiler nenhum sobre essa volta. A única coisa que eu sabia era da volta da Chloe, porque foi algo alardeado aos quatro ventos e eu acredito que até mesmo quem fugia de spoilers, sabia que a Allison estaria de volta. Não fazia ideia de como resolveriam o cliffhanger que "Icarus" deixou e por isso mesmo estranhei o início do episódio, já que tudo parecia fácil demais. Clark sem poderes foi um detalhezinho que também me irritou, já que é um recurso reciclado da série por vários episódios. Contudo, assim que eu entendi o contexto do episódio, toda e qualquer irritação sumiu.

Realidades virtuais é uma ideia muito bacana e gostei demais de Smallville se arriscar a usar isso. Foi por causa desse plot que pudemos ver Chloe de volta em sua melhor forma. Eu mentiria se dissesse que a personagem fez muita falta. A verdade é que eu realmente gosto muito da Chloe, mas a primeira metade da temporada foi conduzida de uma forma tão fantástica, que pouco notei a ausência da personagem. Tinha até medo que o nível caísse após seu retorno. Collateral é a prova de que esse medo é besteira.

O modo como a série alternou entre uma realidade e outra, sem deixar o episódio cansativo ou qualquer coisa do tipo, foi exemplar. Ação e drama estavam unidos de uma maneira que poucas vezes se viu nesses 10 anos de série. Foi demais ver Chloe tentando salvar seus amigos da realidade virtual em que foram presos. Ela sumiu por um tempo longo o suficiente para que a confiança que Clark e até mesmo Ollie tinham ficasse quebrada. O Arqueiro logo entendeu tudo e acreditou no que a loira disse; para Clark, foi mais difícil acreditar que a amiga estava de volta para salvá-los.

Se não fosse por Lois, o herói teria ficado preso para sempre naquela realidade. É interessante ver como Lois conhece Clark tão bem, de uma maneira que nenhum outro personagem na série conhece. Só pelo olhar do jovem, ela foi capaz de entender todo o misto de sentimentos que passavam na mente dele. Isso soaria incoerente se ocorresse duas temporadas atrás, mas agora faz todo o sentido. Um dos maiores méritos (se não o maior!) dessa temporada é o aprofundamento da relação entre os dois. Lois é a chave para que o Clark se torne o Superman e isso é lembrado semana pós semana. 

A cena do vôo, na realidade virtual, foi belíssima. Claro que, certamente, todo mundo iria preferir que fosse na nossa realidade, mas não importa agora. Eu fiquei com um sorriso aberto durante toda a sequência, feito um bobo. Lois fez o Clark voar; o amor que ele sente por ela deu forças para que ambos pudessem sair daquele mundo e voltar ao real. E foi lindo. Eu dizia que não ficaria contente se a série acabasse sem que o Clark desse pelo menos um vôo com a Lois nos braços. Estou satisfeito. Só espero o mesmo agora na realidade original.

E não sei vocês, mas adorei Chloe Sullivan de madrinha de casamento. A cerimônia já seria linda. Agora, então! Espero ver a Allison na série por quanto tempo for possível. Aquela cena em que, na realidade virtual, várias Chloes malignas cercam Clark e Lois, foi muito boa. Mal posso esperar para ver a loirinha no altar. Aliás, a cena final dela com o Oliver foi linda. Adoro o casal. 

É isso, gente. Smallville voltou. E agora só faltam 10.

PS- Também gostei da participação da Canário e da luta contra os anti-vigilantes.

Talvez Você Curta

1 comentários

  1. Muito bom o episódio, foi só eu ou alguem mais reparou na referencia a Dollhouse na cena da fuga do hospital?

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe