Friday Night Lights 5x03 The Right Hand of the Father
14.11.10
Hipocrisia. Sim, a hipocrisia dos americanos ficou ainda mais evidente neste episódio de Friday Night Ligts.
Não que o episódio tenha sido ruim, porque não foi, mas a trama central conseguiu me irritar bastante esta semana. Um vídeo de uma festa cai na internet, vira um grande hit e polêmica em East Dyllon por ter uma garota, Maura, praticamente inconsciente de tanto beber e com os caras do time tirando proveito da situação. Antes de mais nada, eu preciso dizer que eu não estou aprovando a atitude de todos os envolvidos na história mas a proporção que tudo tomou foi realmente absurda. Eu não acho justo um aluno ser expulso da escola porque uma garota ficou bem louca e deu pra todo mundo, principalmente porque tudo isso rolou fora da escola e do período das aulas. Mais uma vez os valores americano da família e os bons costumes foram defendidos o tempo todo sendo que os próprios americanos fizeram de Lindsay Lohans ídolos adolescente e por que não modelos a serem seguidos. Isso tudo sem dizer este episódio tornou ainda mais claro o machismo que existe no Texas, onde os homens são heróis do futebol americano e as mulheres se contentam em ter destaque dando pra todo mundo ou usando um boné porque é a camareira do time.
Assim, Tami continua sendo a Super Nanny do Hight School e lutou bastante para que as meninas de colégio passem a se dar mais respeito, o que me parece uma missão bem difícil. O que Tami não sabe é que enquanto ela grita com as alunas em uma palestra sobre o tema, sua filha está dando para um professor na faculdade. Ponto para a serie que conseguiu mostrar a ironia e a contradição existente na famíliaTaylor.
Outro assunto familiar que deve dar o que falar é os problemas que Buddy enfrentará com seu filho, que está indo mal no colégio, saindo toda noite e fumando maconha. Acho muito bom que o personagem ganhe uma trama própria, já que é um grande personagem que consegue ser carismático mesmo depois de todas as merdas que fez em sua vida. Achei realmente engraçado ele culpando um amigo de seu filho por ser uma má influência, sendo que o problema real está na sua própria família, afinal o garoto tem um pai que traiu a sua mãe e foi preso em um Strip Club, uma irmã que já aprontou muito e virou uma religiosa fervorosa e uma mãe ausente que não tem pulso para por ele na linha.
O ponto alto do episódio foi com certeza a relação entre Vince e seu pai, que saiu da cadeia e tentou recomeçar, sendo que a história serviu de pano de fundo para enxergarmos o quanto o garoto cresceu e como o Coach Taylor e os Lions tiveram um papel importante neste processo. Depois de todas as mudanças e problemas que ele e sua mãe passaram a volta do pai podia simplesmente ser um retrocesso mas Vince mostrou que não está disposto a pôr em risco a tudo aquilo que conquistou. A história rendeu os melhores momentos do episódio como a cena do desabafo de Vince e a cena final, além de um grande desempenho do ator Michael B. Jordan, que interpreta o quaterback.
O que eu ainda não entendi é o que os produtores querem com o Hastings, um personagem muito promissor porém que até agora só foi um figurante sendo que temos apenas mais 10 episódios para o final da serie. Fico desconfiado que ele não terá trama alguma e será muito mal aproveitado como tem sido até agora.
Obs1: A Jesse apesar de ter virado a camareira do time até que não me irritou esta semana. Que milagre.
Obs2: Foi muito legal a cena em que Tami fala para a filha pedir para o pai pensar em dar uma oportunidade para Jesse, o Coach Taylor dizendo “Don’t you dare” e Gracie “Think About it daddy”. A menininha consegue ser feinha e bonitinha ao mesmo tempo.
2 comentários
Hehehe. realmente a hipocrisia venceu. E tadinha da Gracie..ela é feinha mesmo, mas tem esses momentos bonitos.
ResponderExcluirJa quanto a Jess, meu, eu adoro ela, quem me irrita muito é a Becky sem sal. =/
Hipocrisia foi realmente a palavra. O pior da Julie é que o professor ainda é casado! O que mamae Tami falaria vendo isso? E com o que Julie está na cabeca?
ResponderExcluirA melhor coisa do episódio foi terem esquecido da Becky. Ela nao apareceu hora nenhuma e nao fez falta!
E, só uma correcao: o Buddy nao culpou um amigo do Buddy Jr e sim o atual marido da Pam, portanto, padrasto dele.
Comenta, gente, é nosso sarálio!