Eureka: Quando a Equação Muda

25.11.10


Diferente de todas Sci-Fi que você já tenha visto... Eureka tem um toque unico e "Genial"...

Indo direto ao ponto, assim que soube do que se tratava Eureka, a primeira coisa que imaginei foi uma série meio infantil, com efeitos meia boca e obviamente algo ruim. E não podia estar mais enganado, graças a persistência de minha amiga, no final do ano passado comecei a acompanhar esta série, e simplesmente me apaixonei completamente, Eureka é uma série leve, porém tem uma trama sólida, cada episódio tem o “desastre da semana”, porém, cada temporada tem ao fundo uma ótima história que vai se desenvolvendo magnificamente conforme os episódios.

Desculpa pelo trocadilho no começo, mas não resisti. Se você nunca ouviu falar de Eureka, ela é uma série da Syfy, estreou em Julho de 2006, a série esta em sua quarta temporada, e fala de uma cidade, habitada pelos maiores gênios e cientistas do mundo. A Série é uma dramédia de sci-fi com toques de romantismo e suspense. Na série, a cidade Eureka, Oregon, é um abrigo para as maiores mentes do mundo, Eureka por fora é uma tipica cidade do interior dos E.U.A, mas na verdade, é um local onde explosões de plasma e paradoxos temporais são ameaças comuns, e encontrar uma aranha mutante assassina robótica é apenas outro dia em Eureka...

Na série, o Agente Federal Jack Carter e a Sua filha Zoe estão viajando de carro, para a casa da mãe de Zoe, já que Jack e ela são separados, porém, por causa de um cachorro, e anteriormente uma visão de um paradoxo temporal onde Zoe é feliz e da tchauzinho, eles sofrem um acidente e acabam nas portas de Eureka, uma cidade que nunca haviam falar e não aparece no mapa, lógico que quando eles entram na iu percebem que aquela não é uma cidade... Normal... Na cidade esta havendo anomalias temporais e uma criança quase é morta e vacas são deixadas pela metade, literalmente. Carter começa a investigar os estranhos acontecimentos, e conhece Allison, ela lhe mostra a Glogal Dynamics e o que realmente é Eureka, claro que no final eles conseguem resolver o problema com o acelerador de Táquions que havia causado o problema, porém o Cientista que o criou morre, e no final, Jack é chamado para se tornar o novo Xerife de Eureka, já que o antigo teve uma perna arrancada pelos defeitos temporais e se aposenta, e Zoe vai morar com a mãe em L.A.

A série tem uma abordagem diferente de todas as outras sci-fi por ai e sem duvidas se encontra acima da média... Sem contar6 que, uma das principais coisas que me faz gostar de Eureka, são que vários dos “casos da semana” são coisas que você realmente pensa que pode acontecer, ou ninguém aqui já se imaginou um aparelho com o qual seria possível navegar na internet somente com a mente? E varias outras coisas que de certa forma, podem até se tornar reais daqui a alguns, ou vários anos, como navegar na internet com a mente, ou atravessar paredes, e até mesmo poder acelerar o envelhecimento...


OS PERSONAGENS:
Spoilers Leves


Xerife Jack Carter: É o Agente Federal (U.S. Marshal), que relutantemente aceita o cargo de Xerife de Eureka, No começo, a maioria das pessoas na cidade o acham um bobo e não confiam nele, já que obviamente são mais inteligentes, Logo no começo é possível ver as faíscas que ele tem com Allison, e os dois ficam durante grande parte da temporada no chove, não molha, já que Allison esta dividida entre Carter e Stark, ele tem uma filha, Zoe, que mesmo indo embora no episódio piloto, volta no final do 2 episódio, para morar com o Pai.

Dr. Allison Blake: É uma agente do departamento de defesa, ela é chefe de segurança da GD e da cidade e mais tarde se torna a Diretora da GD, assim, tem que enfrentar vários dilemas diariamente, tem um filho autista, Kevin, mais tarde ela engravida de uma garotinha, os pais de ambos estão mortos. Durante a primeira temporada não consegue se decidir entre Jack ou Stark, seu ex-marido, no fim, ela decide voltar a um relacionamento com Stark e eles ficam noivos

Dr. Nathan Stark: Nathan é o ex-marido de Alisson e Diretor da GD, esta sempre em pé de guerra com Carter, o personagem foi baseado em Tony Stark (Homem de Ferro), ele é um brilhante cientista, já ganhou um premio Nobel e foi um tipo de “aprendiz” de Henry, que o auxiliou e ensinou quando ele ainda era mais jovem.


Dr. Henry Deacon: É o “faz tudo” da cidade, tem varias especializações e diplomas desde mecânica robótica a física avançada, alem de ajudar Carter a resolver os problemas da cidade, faz alguns trabalhos na GD, e principalmente é o mecânico da cidade, arrumando os carros ultramodernos e personalizados dos cidadãos, e quando digo personalizados, quero dizer que cada um deles tem sua própria personalidade e pensamentos! Henry é aquele tipico “coadjuvante/protagonista” é super carismático e esta sempre envolvido nas principais tramas, lá pelo meio da primeira temporada ele começa um relacionamento com Kim, o que resulta em um brilhante e trágico season finale na primeira temporada.

Zoe Carter: É a filha rebelde de Carter, diferente do pai, ela é inteligente o suficiente para sempre acompanhar as pessoas na cidade sem nunca ficar para trás, porém, como ele tem a “inteligencia de homem normal” que os moradores da cidade não tem, e que muita vezes é o que salva o dia, ela sonha em ser medica, e com a ajuda de Henry entra adiantada em Harvard, na terceira temporada, porém continua sendo regular na quarta.

Jo Lupo: É a assistente de Carter, e é um dos poucos habitantes não gênios da cidade, mas é mais inteligente de Carter, sabe mexer como ninguém com qualquer tipo de arma, além de ser mestre em vários tipos de luta, ela já foi uma Ranger, e tinha um relacionamento com Raynes, durante a segunda temporada começa a se envolver com Zane, e na season premiere da 4ª temporada ele a pede em casamento. É a personagem com maior desenvolvimento, e sabe passar o que esta sentindo em tela.


Dr. Douglas Fargo: É um cientista júnior, assistente de Stark na primeira temporada, ele é responsável por vários problemas na cidade, devido ao fato de não conseguir se controlar e sempre apertar o botão que não deveria, durante as primeiras temporadas é completamente apaixonado por Jo, porém logo percebe que entre eles há somente a amizade. O ator Neil Grayston, também, da voz a S.A.R.A.H.

Zane Donovan: Um Gênio rebelde que entra na segunda temporada, usava sua inteligencia como hacker invadindo bancos e roubando dinheiro, é levado a cidade como uma forma de “redirecionar” seus hobbys, tem uma química imediata com Jo, a pede em casamento na 4 temporada.

Dr. Beverly Barlowe: A “Bitch” da série, Beverly é a psiquiatra da cidade, que trabalha em conjunto de uma organização de tenta controlar as ciências, durante a primeira temporada tenta roubar O Artefato, e desaparece na season finale da segunda temporada, porém retorna mais tarde.


Dr. Jim Taggart: Um renomado zoólogo, que também entende de geografia, durante a primeira temporada tem um breve romance com Jo, mas acaba tão rápido começa. Faz participações em alguns episódios.

Kevin Blake: Filho de Allison, é autista e não tem muita importância, até a segunda temporada quando ele se une ao artefato, formando o Campo Akashiko. O que poderia destruir seu corpo

Lucas: Namorado de Zoe, é meio bobinho quando perto da garota, e ele e Zoe começam a namorar após serem forçados a trabalhar em um projeto escolar juntos na segunda temporada, depois é dito que ele tem o terceiro maior QI já registrado.


TEMPORADAS:
Spoiler Médios


1ª Temporada:
A Primeira temporada de Eureka é magica, a série equilibra bem a trama principal, sobre o artefato e tudo o que ele representa, junto de seus casos semanais, o episódio piloto é sim grande e meio arrastado, porém serve de introdução para este local altamente tecnológico e louco, além de apresentar seus personagens e sua trama, nos próximos episódios cada vez mais o nível vai se elevando, assim como a incrível Erica Cerra que passa a ter mais destaque como Jo, principalmente em episódios como “Alienated” e e “Right as Raynes”, além de claro, os últimos episódios, “H.O.U.S.E. Rules” e “Once in a Lifetime” onde temos casas robôs ficando loucas e uma viahem no tempo para 2010, Eureka fecha a sua primeira temporada de uma forma magnifica, deixando ótimos cliffhangers, um adeus a um ótimo personagem sem contar, as inúmeras risadas, lagrimas e “awwww” que a Série poderia causar.


2ª Temporada:
A segunda temporada é a que considero mais “fraquinha” de todas, porém não é ruim, Beverly esta mais “bitch” que nunca, Jo tem mais destaque, além de combustões espontâneas, desaparecimentos, percas de memoria recente, um Henry completamente desolado e muito mais “dark”, além de Pessoas brilhando e Kevin cada vez mais... Estranho.. Mas considero esta temporada a mais “fraquinha” pois diferente da anterior, a trama de Kevin como campo Akashiko é sempre deixada de lado por alguns episódios, porém, quando abordado, rende ótimas pequenas tramas, como em “Noche de Sueños”, ou a tão brilhante Season Finale dividida em duas partes, “All That Glitters...” e “A Night at Global Dynamics, além da entrada de Zane Donovan na série, o gênio rebelde é trazido como interesse amoroso de Jo, e juntos não podiam ser melhores.


3ª Temporada:
A temporada sem duvidas é a melhor até agora, com um balanço perfeito entre os episódios mais cômicos e os mais dramáticos, sem contar os ótimos episódios, como “I do, Over” onde finalmente ocorre o casamento entre Allison e Stark, porém, um loop temporal, do qual somente Carter consegue se lembrar, ou “From Fear to Eternity” Clássico episódio onde Carter é demitido. Na 3ª temporada temos duas tramas, a primeira envolve Eva Thorn, uma renomada empresaria que consegue fazer qualquer empresa lucrar como nunca havia conseguido antes chega a Eureka, e ela tem um grande segredo, guardado há muito tempo, na segunda parte da temporada, Jay Ray Newman entra na Série no papel de Tess Fontana, uma renomada cientista que esta na cidade ara ajudar Allison e Henry a decifrarem códigos vindos de algum lugar do universo, depois disso, é descoberto que uma nave se encaminha para Eureka, trazendo grandes transtornos para os habitantes.


4ª Temporada:
A Quarta temporada esta atualmente sendo exibida nos E.U.A, e tem tudo para ser considerada a melhor temporada da série, admito que depois depois da Season Premiere parei e fiquei olhando para a tela, chocado, e me perguntando, como os roteiristas tiveram coragem de fazer aquilo... Nesta temporada, acidentalmente Kevin ao mexer na maquinha que supostamente criaria buracos de minhoca, feita primeiramente por Albert Einstein, Carter, Alisson, Henry, Jo e Fargo são mandados para 1947, quando Eureka ainda era uma base militar e lá recebem a ajuda do Dr. Trevor Grant (James Callis de Battlestar Galactica), assistente de Einstein e que acaba indo para 2010 junto dos cinco, porém, quando eles voltam para Eureka, a cidade não esta exatamente como eles deixaram... Além de ter um divertido Crossover com Warehouse 13, temos a volta da bitch manipuladora e pouco confiável mais amada de Eureka, Beverly Barlow.


Com 9 episódios exibidos até agora, Eureka volta dia 7 de Dezembro para o episódio especial de Natal, e depois volta em 2011 sem data definida, ainda.

Bem, é isso pessoal, espero que tenham gostado deste “especial” sobre Eureka, estarei cobrindo a Série a partir de 7 de Dezembro, nos vemos lá!


PS: Acho que este texto ficou muuuito grande, então se você leu tudo, obrigado! E espero que se interesse em ver esta série ;)

Talvez Você Curta

10 comentários

  1. muito bom o texto, só nao li a parte das temporadas por causa dos spoilers q pretendo ver, mais concerteza esta na minha lista de series. parabéns, mt bom a descrição.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma das melhores séries que eu assisto. Tem tanta carga emocional quanto comédia. Tudo isso junto com os problemas da semana que sempre são interessantes (um ou outro que não é lá grandes coisa). Os personagens são desenvolvidos aos poucos com a série, o que é ótimo.
    Ah, e eu realmente fiquei chocado com a coragem deles com o que fizeram na quarta temporada.

    ResponderExcluir
  3. Sem duvidas Paulo, Fiquei chocado, não esperava por aquilo, principalmente com a Jo, a Erica Cerra para mim é a melhor atriz da série, todas as cenas dela com o Zane na 4 temporada, são muito emocionantes, pois é possível ver nos olhos dela a dor que ela esta sentindo vendo ele ali, daquele jeito

    ResponderExcluir
  4. Fiquei chocada também com o inicio da 4ª temporada. Eles simplesmente fizeram algo totalmente inesperado, mas que foi muito bem aproveitado e gerou novas perspectivas. Loucura total... AMEI!!!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei chocada também com o inicio da 4ª temporada. Eles simplesmente fizeram algo totalmente inesperado, mas que foi muito bem aproveitado e gerou novas perspectivas. Loucura total... AMEI!!!

    ResponderExcluir
  6. Sem duvidas Paulo, Fiquei chocado, não esperava por aquilo, principalmente com a Jo, a Erica Cerra para mim é a melhor atriz da série, todas as cenas dela com o Zane na 4 temporada, são muito emocionantes, pois é possível ver nos olhos dela a dor que ela esta sentindo vendo ele ali, daquele jeito

    ResponderExcluir
  7. Realmente é uma das melhores séries que eu assisto. Tem tanta carga emocional quanto comédia. Tudo isso junto com os problemas da semana que sempre são interessantes (um ou outro que não é lá grandes coisa). Os personagens são desenvolvidos aos poucos com a série, o que é ótimo.
    Ah, e eu realmente fiquei chocado com a coragem deles com o que fizeram na quarta temporada.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber onde assistir na web. Poderiam enviar um link para claudiatecseg@gmail.com? Obrigado

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe