Mad Men 4x09 - The Beautiful Girls

2.10.10




Apesar de Mad Men ser vista como uma série machista, nesta temporada e na anterior, as mulheres, em volta de Don, tem as melhores atuações, e as histórias mais interessantes.


Começa com a morte da Miss Blankenship, confesso que não gostei da personagem, porque ela não tinha nenhuma importância na trama, servia apenas de um alivio cômico, em uma narrativa, que costuma ser tão densa. Porém na sua morte, mostrou ser de grande importância para Don, porque todas as mulheres ao seu redor se sentem atraídas ou amedrontadas pela sua personalidade. Não só para Don, todos que tinha algum relacionamento com a falecida ficaram muito abalados.


O que mais sentiu a morte foi um dos sócios, Bert Cooper, ainda se recuperando da notícia faz uma das melhores analogias para homenageá-la, dizendo “Ela nasceu em 1898 em uma fazenda, e morreu no 37 º andar de um arranha-céu. Ela foi um astronauta”. Não sei como foi passado entre eles, mas o que será que aconteceu para ele ficar desse jeito.


Peggy foi a única a presenciar a morte, lidando com isso vive outro dilema quando volta a se encontrar com Abe, homem que tenta conquista - lá, mas por ter um pensamento a frente do seu tempo, como: igualdade racial e sexual, logo é rejeitado. Apesar de não acreditar inicialmente, confronta Don para o direito dos negros nas lojas de um cliente, mas percebe que não tem nenhuma chance real de mudar algo nessa situação.


Outra que tem muitos problemas no casamento e no trabalho, Joan que está desesperada com a viagem do seu marido para a guerra, volta a se encontrar com Roger, espero que essa volta não seja para atrapalhar mais ainda a vida dela, apesar do relacionamento entre os dois ser recorrente na série, nunca vai adiante. Sempre são amantes, mas resolvem não ficar juntos por um deles ser casado, atrapalhar o relacionamento profissional, e o medo de perder a reputação.


O ponto alto do episódio foi Sally, que por sentir muita falta do pai, e ódio da mãe resolve fugir do caminho para a casa e visitar a agência, mas como Don fica muito nervoso a tudo que foge do padrão, fica muito irritado. Para piorar, tudo acontece ao mesmo tempo a morte da Blankenship e a chegada de Sally. Para ajudá-lo Faye, a melhor coisa que aconteceu para ele desde a separação, ajuda a resolver a situação de Sally, e ainda é aprovada para ser a futura madrasta.


Vale citar ainda a melhor cena do episódio, a que Betty vem buscar Sally na agência e a câmera acompanha toda fúria por não querer se encontrar com mãe, e na hora da queda, tem aquele silencio surpreendente, fazendo referencia a cena da morte da Miss Blankenship.


Falando mais uma vez da parte técnica, Mad Men sempre tem o mesmo estilo de filmagem dos filmes da década de 60, mas nesse episódio teve uma de fácil percepção, na primeira cena de Don no escritório, semelhante ao filme Notorious (1946) do Hitchcock e da própria abertura da série.


Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe