The Prisoner 1x01x02: Arrival/Harmony
19.11.09Logo, Six descobre que tem família. Um irmão, cunhada e sobrinhos com quem ele cria um laço rapidamente. O estranho é que Six sabe que ele e 16 não são irmãos, mas o sentimento é inevitável.
A loucura toma conta de Six em muitos momentos, especialmente quando tem visões e lembranças, às quais se agarra fortemente para tentar encontrar um caminho para fora dali.
Outro ponto muito intrigante é que na Vila não há água. Quero dizer, mares, rios, lagos. Apenas piscinas, um gigantesco deserto e muitas casinhas idênticas. Aliás, o visual é meio retrô, tanto nas roupas, na arquitetura, nos veículos,nos objetos. Tudo parece estar entre as décadas de 50 e 60.
As tentativas de fuga são sempre vãs e mesmo seguindo as torres, que parecem uma miragem no deserto, esse é um feito que parece mesmo impossível. Em sua primeira tentativa de se aproximar das tais torres, uma gigantesca bola branca o impede e faz desmaiar. Mais uma vez é 313 a ajudar. Aos poucos ela se interessa pelos relatos de Six e sinto mesmo uma vibe romântica entre eles.
Six lembra muito da infância, da praia e do mar. Encontra na Vila algumas provas de que sempre viveu ali e isso começa a criar a impressão de que ele pode estar louco. Porém, a cada momento mais pessoas que acreditam em sua teoria de que existe um mundo além da Vila aparecem. Temos, por exemplo, a mulher que ouviu o mar. O próprio 16 assume não ser o irmão de Six e esse três saem em busca de uma prova. Encontram o mar e 16 é engolido por ele, em mais uma aparição da gigantesca bola branca. No final, Six acaba preso a uma camisa de força e não pode mais lembrar seu nome de verdade. Ele se torna o que nunca quis ser: um número.
Enquanto isso, Two continua impávido. Controlador, aterrorizante, poderoso e calculista. Ele é´o único que conhece a verdade e quer evitá-la a todo custo. Até o final da segunda metade, Harmony, descobrimos ainda que Six pode estar mais ligado à Vila do que pensa. Em uma de suas lembranças ele revela que trabalha para um empresa que observava e controlava a vida das pessoas. Uma espécie de Big Brother e, ao demitir-se, ele pode ter se colocado na Vila.
Inclusive, tudo parece um pouco com "O Show de Truman", que colocava Jim carrey vivendo numa espécie de bolha. O princípio de The Prisoner parece ser o mesmo, embora seja difícil afirmar ou criar qualquer teoria por enquanto. E justamente por isso, eu recomendo que todos dêem uma chance à produção que é, acima de tudo surpreendente e uma das melhores coisas lançadas em 2009.
0 comentários
Comenta, gente, é nosso sarálio!