My So-Called Life 1x19 (Series Finale): In Dreams Begins Responsibilities

10.6.09


Ao contrário do que eu imaginava, My So-Called Life não foi cancelada exatamente por baixa audiência. Claire Danes, a protagonista, não renovou o contrato por que começava a deslanchar no cinema. Sorte a dela e azar o nosso, que perdemos a chance de ver mais dessa série excelente, que é um retrato bem fiel da adolescência dos anos 90. Pelo menos no início da década. No final, como eu pessoalmente posso atestar, a coisa já era bem diferente. Inicialmente eu assisti a esse episódio e não entendi nada. Culpa toda de quem upou na ordem errada, mas agora, me recuperi e consegui pegar a história toda. Nesse final, que na verdade não soa exatamente como um final, Jordan tenta pedir o perdão de Angela depois de ter dormido com a Rayanne. E Brian é a ferramenta para isso.

A cada episódio que passava eu tinha mais pena do Brian, ou era uma solidariedade com o colega geek, algo assim. Ele é aquele tipo de garoto que toda menina sonha, mas a cara de nerd e o jeito tímido afastam todas elas. A Angela, inclusive, tem bem perto dela tudo aquilo que quer, mas como o Brian veio no corpo errado, não dá certo nunca. Se ele tivesse vindo com o tamanho e o formato de Jordan Catalano seria a perfeição. Por que, convenhamos, ali falta um conteúdo. Quer dizer, ele é lindo e tudo, mas não consegue formar uma frase completa. Isso dá a ele um ar meio blasé, aquele jeito de que não liga pra nada, mas é pura imbecilidade mesmo. Não que ele tenha más intenções, só que fica devendo. Tanto que quando ele quer se desculpar com a Angela por suas atitudes absolutamente sem sentido, é o Brian quem tem de dar o texto. O falado e o escrito. Brian, apaixonado pela vizinha, é quase uma sombra. Uma criatura que ronda a vida de Angela, participa dos bastidores, contente e satisfeito apenas por estar ali, mas chega uma hora que até mesmo ele se cansa. Ele escreve a carta de amor em nome do Jordan, mas quem fala é ele. É sua chance de por pra fora tudo aquilo que esconde. E Angela, sem saber quem é o autor verdadeiro, adora. Ama a carta. Reata com Jordan e deixa o pobre Brian à deriva, mais uma vez.
Mas Rickie, que agora até tenta ser hétero para parecer mais 'normal', conta a verdade para Angela. O queixo dela cai e eu até jurava que ela ia perceber que o Brian existe, mas foi só por um segundo. Quando Jordan aparece, Brian se apaga de novo. E é só mais uma sombra na rua. Quem sabe um dia, Brian terá uma chance. Se até mesmo Graham, pai de Angela, conseguiu que Patty o notasse um dia, pode estar num futuro (distante) a oportunidade de Brian. Aliás, Patty pode dormir tranquila. A série acabpu antes de ela ser traída. E Graham começa aconstruir seu sonho de ter um restaurante. Patty, ao ver Jordan finalmente, começa a entender Angela melhor e entende que a filha é um pouco como ela era, na adolescência.

As coisas entre Rayanne e Angela ficam em suspenso, sem qualquer resolução. Mas se ela foi capaz de perdoar Jordan, é de se esperar que chegue ainda a vez de Rayanne. E Sharon caminhava também para uma amizade com Rayanne, depois de tudo o que aconteceu. Infelizmente, essas são coisas que nunca vamos saber. Mas não desanime. Veja My So-Called Life. Certeza de que vai gostar.

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe