Lost 5x16x17 (Season Finale): The Incident (Parts 1 and 2)

14.5.09

Chegou a tão esperada Season Finale de Lost. Intrigante, sim, mas não foi nem de longe o melhor da temporada. Aliás, essa foi muito boa, eu considero uma das melhores. Pelo menos, conseguiu superar a do ano passado em termos de revelações.
Quem andava reclamando de nunca ver o Jacob, matou toda a vontade. Teve Jacob de tudo que é jeito, em vários períodos da história. Teve Jacob com a Kate e o garoto do aviãozinho, salvando-a de ser uma delinquente mirim. Teve Jacob com Sawyer, dando a caneta que escreveu a carta para o Sawyer golpista (e pai do Locke). Teve Jacob no dia em que John Locke foi defenestrado e pelo que entendi, ressucitando ele após a queda. Teve Jacob no casamento de Jin e Sun. Teve Jacob distraindo Sayid enquanto a esposa amada, Nadia, era atropelada.Teve Jacob na primeira cirurgia importante do Jack e teve Jacob esperando Hurley sair da prisão e convencendo-o a pegar o vôo da Ajira para retornar à Ilha. Teve ainda, Jacob pedindo para aquela Ilana ajudá-lo em alguma coisa que a gente ainda não sabe o que é. Teve até Jacob começando o episódio, ao lado da estátua inteira e conversando com um coleguinha de ilha.(Acho que foi só). Enfim, teve Jacob pra todo lado, exceto para o Ben, que nunquinha na vida viu o dito cujo.
E é justamente essa falta de uma visita e um cartão postal que faz o Jacob se dar muito mal, logo no seu primeiro episódio de Lost. Acontece que a cruzada de Locke acaba quando ele e toda a trupe de seguidores alcançam aquela estátua, ou pelo menos, agora sabemos, o pedaço restante. Aquele pé de quatro dedos. Aquela é a nova morada de Jacob, que também já habitou a cabana no meio do mato. Quando chegam ali, Richard Alpert, o homem de rímel natural e juventude eterna, abre a passagem e deixa que John e Ben resolvam a pendenga sozinhos. Acontece que John ordena que Ben mate Jacob. E como Ben tem a ordem da aparição de sua filha Alex, que disse que ele deveria fazer tudo aquilo que Locke mandasse, ele parece disposto a matá-lo. Até por que, o argumento de John é forte. Ele diz que Ben é o único que tem motivos para matar Jacob, já que foi ele quem teve câncer, viu a filha morrer e passou por todo tipo de coisa pela Ilha, sem sequer receber um convite para o chá das cinco.


Uma vez dentro do pé, eles encontram Jacob e Ben solta seu discursinho revoltado, por toda essa 'enorme falta de consideração'. Não dá outra: facada. Jacob é esfaqueado por Ben e quando este diz "eles estão chegando", John Locke o atira nas chamas, para morrer queimado. Porém, o que Ben não sabe é que John Locke não é John Locke. John Locke está morto e Ilana, na praia, mostra o defunto durinho para Richard , Sun e todos os seguidores do líder, que observam estupefatos. Na verdade John Locke fake deve ser Paul, o coleguinha do início do episódio, que batia um papo com Jacob na praia, observando a chegada daquele navio velho, onde ficava a dinamite da primeira temporada.

Enquanto isso, 30 anos antes, Jack continua sua empreitada para evitar o evento eletromagnético. Ele, Sayid, Richard e Eloise retiram o centro de plutônio da bomba H e partem rumo à estação Cisne. No meio do caminho, no entanto, Richard apaga Eloise e manda Jack e Sayid seguirem sozinhos. Na tentiva de passar pela Dharma Village, Sayid é baleado e os dois só escapam vivos do tiroteio graças a chegada estratégica da kombi azul com Hurley, Jin e Miles.Jack vai tentando manter Sayid vivo até que Hurley pára bruscamente. No meio da estrada, estão Sawyer, Kate e Juliet, que escaparam do submarino e voltaram para impedir a explosão do Jack. Mas, não antes de reencontrar Vincent (the dog), Rosie e Bernard, que eu jurava que estavam mortos depois da chuva de flechas de fogo e, no entanto, estavam vivendo numa cabaninha no meio da mata. Graças a uma epifania de Rosie, Juliet repara nos olhares apaixonados de Sawyer para Kate. Fora isso, não entendi lhufas a utilidade essa aparição.
De volta à ação, Sawyer pede 5 minutos de papo com Jack, para convencê-lo a não explodir nada e quando os argumentos acabam, vira luta livre. (Aliás, queria dizer que o motivo do Jack para explodir a bomba, dizendo que teve a Kate e perdeu a Kate foi absolutamente non-sense). Juliet chega e impede que Sawyer mate Jack de tanta pancada. Ele volta para o carro, põem a bomba nas costas e parte para sua missão. Já Juliet, magoada, diz a Sawyer que mudou de idéia e agora apóia a explosão por que se ela nunca conhecer Sawyer, não vai ter de sentir a dor de perdê-lo.
Na estação Cisne o Dr Chang tenta impedir que o bolsão magnético se rompa, mas a teimosia de Radzinsky é tanta que Jack tem apenas o tempo de se aproximar e começar aquele tiroteiro. Na retaguarda vem a kombi e todo mundo, - já que agora concordam que a bomba é a melhor solução - atirando, para ajudar Jack. Ele joga o núcleo de plutônio no buraco e .... Nada. Simplesmente não explode e Sawyer fica esperando reaparecer no aeroporto de Los Angeles com cara de Bah. Só que, claro, outra coisa acontece e o buraco vira um imã gigante, que puxa equipamentos, armas, canos, carros e tudo que é de metal. Jack é atingido no cucoruto por uma caixa de ferramentas. E eis que Juliet acaba sendo arrastada por um monte de correntes para dentro buraco. Kate corre para segurar. Sawyer tenta soltá-la, desesperado. Mas, não tem jeito. Ela faz as últimas declarações de amor e cai buraco abaixo. E uma vez lá embaixo, ela não está morta, pasmem. E é Juliet que, ao lado da bomba H, pega uma pedra e bate até que tudo se transforme num imenso e misterioso clarão. Quem morre? Quem vive? Que acontece agora? Ninguém sabe. Vamos ter que esperar até a próxima - e última - temporada.

Talvez Você Curta

4 comentários

  1. Ah, meu pai, ainda não vi os três últimos episódios, mas não resisto ler as postagens... =]

    ResponderExcluir
  2. Muitooo bom! O último episódio deixou gostinho de quero mais!
    Não vejo a hora de começar a ver a 6ª temporada! ^^

    ResponderExcluir
  3. Embirro com esta série que, para mim é tão boa quanto comer pastilha elástica e viver anos com hamburguers do MacDonalds!

    ResponderExcluir
  4. Muitooo bom! O último episódio deixou gostinho de quero mais!
    Não vejo a hora de começar a ver a 6ª temporada! ^^

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe