House Of Saddam 1x04 (Season Finale): " If I die, you will not find a finger left of me, and you will all die with me"

29.3.09

Fiquei impressionada com a caracterização dos personagens nesse último episódio de House Of Saddam. Uday, Qsay e especialmente Saddam ficaram iguaizinhos àquelas fotos deles na época em morreram ou foram capturados. Claro que, tirando a parte de ficção, adaptações pequenas feitas para os fins do entretenimento, a coisa parecia bem real. Nesse post estou usando fotos reais e não do elenco. Infelizmente não encontrei todas as imagens correspondentes para fazer uma comparação. Apenas a foto abaixo em que a mulher do Saddam da ficção tem a mesmíssima roupa da esposa de verdade. Mas, quem for assistir vai perceber o que eu estou falando.
A microssérie é interessante e a gente começa a entender um pouco melhor como se sucederam as coisas. è um bom panorama desde a tomada do poder até a queda do ditador iraquiano, como o acréscimode desvendar um tanto da personalidade e da vida em família, elementos em que a gente nunca pensa realmente, quando se fala em Saddam Hussein ou qualquer ditador. Quero dizer, ninguém vê nas notícias, na maioria das vezes, esse aspecto humano (ou a falta de humanidade).

Acabei com a impressão de que Saddam ficou meio lunático. Cego pelo poder. Tanto que não conseguia concatenar que já não tinha condições de se intitular presidente. No final ele não tinha condições nem de ser aquele tirano frio, capaz de atirar num filho se isso o fizesse chegar ao seu objetivo.
Essa última parte mostra os acontecimentos a partir de 2003, coisa mais recente. Primeiro a limpeza dos cofres do Banco Central do Iraque, a fuga da família, pelo menos mulheres e crianças e a separação permanente.

Saddam se esconde de um lado. Uday, Qsay e Mustafa, neto de Saddam, de outro. Esses são os primeiros a sucumbir, delatados por um primo a quem pediram ou melho, exigiram abrigo. A casa acaba bombardeada e todos morrem.
Saddam acaba escondido num barraquinho à beira de um rio, preso à idéia de que o povo iraquiano lutava por ele ou coisa assim. De vez em quando, gravava mensagens para a nação e enviava de forma clandestina para os meios de comunicação. Tentativa torpe de mostrar que ele ainda mandava naquele pedaço. Mas, a ocupação americana e britânica foi ofensiva e com a captura de seus últimos poucos aliados não houve mais como fugir. O buraco no chão, onde ele foi encontrado, me pareceu uma idéia estúpida demais.
Julgado, condenado por cinco crimes contra a humanidade ele foi condenado em novembro de 2006. Em 30 de dezembro do mesmo ano, foi enforcado. A casa de Saddam, caiu.

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe